Epicentro do Covid-19 no continente europeu, a Itália começou a sentir os impactos da pandemia no mercado de veículos novos já a partir de fevereiro. No mês passado foram comercializadas 162.793 unidades, 8,8% a menos em relação ao mesmo período de 2019 – o acumulado de 2020, de 318.545 unidades, já é 7,3% menor do que o do ano passado.
O desempenho só não foi pior porque Fiat (27.801) e Volkswagen (16.172), líderes entre as montadoras, registraram números positivos. Situação oposta à da Jeep / Dodge (5.648), que perdeu mais de 40% de seus compradores. Os veículos híbridos e elétricos, de acordo com o Best Selling Cars Blog, atingiram 11% de participação no total comercializado.
Entre os modelos, todos os quatro preferidos pelos italianos cresceram nos últimos 12 meses. Com sobras, o Fiat Panda (14.507) vendeu mais do que o dobro do Lancia Ypsilon (5.949). Importado nº 1 no país, o Renault Clio (4.301) completou o pódio, seguido por outros dois representantes da Fiat: o 500 (3.828) e o 500X (3.598), líder entre os SUVs.
Perdendo força na maioria dos mercados da Europa, o VW Polo (3.143, -35,4%) ficou fora do top 10, sendo superado pelos três principais rivais franceses: além do Clio, Citroën C3 (3.412) e Peugeot 208 (3.395) também venderam mais do que o alemão. Destaque para o Opel Corsa (3.096), em 12º, dono da maior evolução no período (+51,6%).
Em seu segundo mês de mercado, o Puma (2.680) entrou no top 20 – em janeiro o modelo da Ford, líder entre os híbridos no acumulado do ano, já havia garantido presença no top 30. Quem não vive um bom momento é o Jeep Compass: com 2.044 unidades, o Jeep perdeu 60% dos registros de 2019 e caiu da 3ª para a 25ª posição no período.
POS. |
MODELO |
FEV.20 |
% MERC. FEV.20 |
FEV. 19 |
% MERC. FEV.19 |
% VAR. 2020/2019 |
1 |
FIAT PANDA |
14.507 |
8,9% |
12.651 |
7,1% |
14,7% |
2 |
LANCIA YPSILON |
5.949 |
3,7% |
5.816 |
3,3% |
2,3% |
3 |
RENAULT CLIO |
4.301 |
2,6% |
4.015 |
2,2% |
7,1% |
4 |
FIAT 500 |
3.828 |
2,4% |
2.904 |
1,6% |
31,8% |
5 |
FIAT 500X |
3.598 |
2,2% |
3.861 |
2,2% |
-6,8% |
6 |
JEEP RENEGADE |
3.456 |
2,1% |
3.581 |
2,0% |
-3,5% |
7 |
CITROËN C3 |
3.412 |
2,1% |
4.681 |
2,6% |
-27,1% |
8 |
PEUGEOT 208 |
3.395 |
2,1% |
3.663 |
2,1% |
-7,3% |
9 |
VW T-ROC |
3.294 |
2,0% |
4.063 |
2,3% |
-18,9% |
10 |
VW T-CROSS |
3.195 |
2,0% |
- |
- |
NOVO |
11 |
VW POLO |
3.143 |
1,9% |
4.863 |
2,7% |
-35,4% |
12 |
OPEL CORSA |
3.096 |
1,9% |
2.042 |
1,1% |
51,6% |
13 |
FORD FIESTA |
3.095 |
1,9% |
3.213 |
1,8% |
-3,7% |
14 |
FIAT TIPO |
3.046 |
1,9% |
2.642 |
1,5% |
15,3% |
15 |
PEUGEOT 3008 |
2.874 |
1,8% |
2.469 |
1,4% |
16,4% |
16 |
FORD PUMA |
2.680 |
1,6% |
- |
- |
NOVO |
17 |
FIAT 500L |
2.637 |
1,6% |
3.003 |
1,7% |
-12,2% |
18 |
DACIA DUSTER |
2.453 |
1,5% |
3.372 |
1,9% |
-27,3% |
19 |
FORD ECOSPORT |
2.423 |
1,5% |
2.347 |
1,3% |
3,2% |
20 |
OPEL CROSSLAND X |
2.389 |
1,5% |
2.083 |
1,2% |
14,7% |
21 |
TOYOTA YARIS |
2.352 |
1,4% |
3.892 |
2,2% |
-39,6% |
22 |
NISSAN QASHQAI |
2.291 |
1,4% |
2.403 |
1,3% |
-4,7% |
23 |
RENAULT CAPTUR |
2.150 |
1,3% |
2.478 |
1,4% |
-13,2% |
24 |
VW GOLF |
2.099 |
1,3% |
2.496 |
1,4% |
-15,9% |
25 |
JEEP COMPASS |
2.044 |
1,3% |
5.107 |
2,9% |
-60,0% |
26 |
VW TIGUAN |
1.969 |
1,2% |
1.875 |
1,1% |
5,0% |
27 |
CITROËN C3 AIRCROSS |
1.912 |
1,2% |
1.894 |
1,1% |
1,0% |
28 |
PEUGEOT 2008 |
1.771 |
1,1% |
1.898 |
1,1% |
-6,7% |
29 |
DACIA SANDERO |
1.710 |
1,1% |
2.314 |
1,3% |
-26,1% |
30 |
TOYOTA C-HR |
1.661 |
1,0% |
1.843 |
1,0% |
-9,9% |
POS. |
MARCA |
FEV.20 |
% MERC. FEV.20 |
FEV. 19 |
% MERC. FEV.19 |
% VAR. 2020/2019 |
1 |
FIAT |
27.801 |
17,1% |
26.629 |
14,9% |
4,4% |
2 |
VOLKSWAGEN |
16.172 |
9,9% |
15.975 |
8,9% |
1,2% |
3 |
PEUGEOT |
10.811 |
6,6% |
11.293 |
6,3% |
-4,3% |
4 |
FORD |
10.773 |
6,6% |
11.475 |
6,4% |
-6,1% |
5 |
RENAULT |
9.861 |
6,1% |
9.888 |
5,5% |
-0,3% |
6 |
CITROËN |
8.015 |
4,9% |
9.149 |
5,1% |
-12,4% |
7 |
TOYOTA |
7.501 |
4,6% |
8.425 |
4,7% |
-11,0% |
8 |
OPEL |
6.974 |
4,3% |
9.641 |
5,4% |
-27,7% |
9 |
LANCIA / CHRYSLER |
5.948 |
3,7% |
5.821 |
3,3% |
2,2% |
10 |
AUDI |
5.840 |
3,6% |
5.682 |
3,2% |
2,8% |
11 |
JEEP / DODGE |
5.648 |
3,5% |
9.462 |
5,3% |
-40,3% |
12 |
BMW |
5.130 |
3,2% |
5.672 |
3,2% |
-9,6% |
13 |
MERCEDES-BENZ |
4.747 |
2,9% |
5.974 |
3,3% |
-20,5% |
14 |
KIA |
4.539 |
2,8% |
4.100 |
2,3% |
10,7% |
15 |
DACIA |
4.273 |
2,6% |
6.086 |
3,4% |
-29,8% |
16 |
NISSAN |
3.709 |
2,3% |
4.538 |
2,5% |
-18,3% |
17 |
HYUNDAI |
3.555 |
2,2% |
4.144 |
2,3% |
-14,2% |
18 |
SUZUKI |
3.207 |
2,0% |
3.521 |
2,0% |
-8,9% |
19 |
SEAT |
2.883 |
1,8% |
2.600 |
1,5% |
10,9% |
20 |
SKODA |
2.807 |
1,7% |
2.273 |
1,3% |
23,5% |
|
TOTAL |
162.793 |
100,0% |
178.493 |
100,0% |
-8,8% |
|
ACUMULADO |
318.545 |
100,0% |
343.764 |
100,0% |
-7,3% |
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos