Vendas desabam para menos de 7 mil carros/dia por conta do coronavírus
Após bater mais de 12 mil unidades diárias no começo do mês, mercado começa a sentir o impacto da quarentena
O mercado brasileiro de automóveis já começou a sentir os efeitos do isolamento social em virtude da pandemia do coronavírus. Para se ter ideia, os emplacamentos da última sexta-feira (20) foram de apenas 6.977 unidades, contra 8.231 de quinta (19) e 10.825 de quarta (18) - no dia 5, chegou a haver um pico de 12.112 emplacamentos. É o primeiro sinal de que a tão esperada recuperação das vendas prevista para 2020 pode não acontecer, visto que ainda não há nenhum prazo estipulado para que a vida volte à normalidade.
Enquanto concessionárias são fechadas (menos na parte de oficina), praticamente todas as fábricas de automóveis e comerciais leves já anunciaram a suspensão da produção por, pelo menos, duas semanas - o que afetará inclusive alguns lançamentos previstos para os próximos meses. A Fiat já anunciou o adiamento da estreia da nova geração da Strada (seria em abril), a Volkswagen deixou o Nivus para o segundo semestre (era maio) e outras marcas podem fazer o mesmo, como a Nissan com o novo Versa (era junho) e a Peugeot com o novo 208.
Diante deste cenário, o mais provável é que não haja mudanças significativas no ranking de vendas daqui para o fim do mês - uma vez que os emplacamentos diários deverão ser reduzidos ainda mais nesta e nas próximas semanas. Em São Paulo, por exemplo, o governador João Doria decretou quarentena para a população a partir de amanhã (24).
No acumulado até sexta (20), o Onix segue líder com ampla margem, tendo o Ford Ka em segundo com praticamente metade do volume. Antes em quarto, o sedã Onix Plus superou o HB20 e completa o pódio. O destaque do mês segue com o T-Cross, que não só lidera entre os SUVs como já deixou o Polo para trás e só perde para o Gol como o VW mais vendido.
Já o destaque negativo fica por conta do Compass, numa incômoda 17ª posição, e com o HR-V crescendo no retrovisor. Agora é esperar para ver o que os próximos dias e semanas nos reservam...
PARCIAL DE VENDAS - MARÇO 2020
POS. |
MODELO |
PARC. MAR. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
11.565 |
2º |
FORD KA |
6.822 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
6.372 |
4º |
HYUNDAI HB20 |
6.197 |
5º |
FIAT ARGO |
5.867 |
6º |
VW GOL |
5.392 |
7º |
VW T-CROSS |
4.287 |
8º |
JEEP RENEGADE |
4.240 |
9º |
RENAULT KWID |
3.815 |
10º |
VW POLO |
3.658 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
3.489 |
12º |
NISSAN KICKS |
3.452 |
13º |
FORD KA SEDAN |
3.440 |
14º |
HYUNDAI CRETA |
3.379 |
15º |
FIAT MOBI |
3.356 |
16º |
RENAULT SANDERO |
3.168 |
17º |
JEEP COMPASS |
2.916 |
18º |
HONDA HR-V |
2.680 |
19º |
VW VIRTUS |
2.431 |
20º |
FORD ECOSPORT |
1.956 |
Fonte: Renavam e Fenabrave
Galeria: Hyundai HB20 2020 (loja)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux GR Sport sai de linha em nova estratégia da marca
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
CAOA reajusta novamente preços do Tiggo 5X; confira a tabela
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
À espera do Yaris Cross, Toyota reajusta preços de hatch e sedã
Flagra: novo anti-Compass da Renault já roda em testes na Argentina
Volkswagen Nivus 2025 sobe de preço dois meses após lançamento