Depois de aproximadamente 7 anos de mercado, a atual geração do Renault Sandero finalmente se programa para deixar as lojas e dar lugar a um modelo completamente novo. Já flagrado rodando em testes intensos na Europa, o Sandero 2021 aparece agora em projeção e adianta design alinhado com os lançamentos mais recentes da fabricante francesa.
Como já era previsto, o Clio europeu será a principal fonte de inspiração desta nova geração. A estratégia fará do Sandero, pela menos na versão Renault que virá ao Brasil, um modelo com identidade e personalidade - deixando de lado o status de Dacia com logotipos trocados.
Mecanicamente, como já dito, o Sandero 2021 deixará de lado a arquitetura B0 e passará a ser montado sobre a moderna plataforma CMF-B, a mesma do novo Clio europeu, porém em uma variante de baixo custo batizada de LS (Low Specification). Conforme adianta a projeção (baseada em protótipos vistos em flagras recentes), a nova estrutura deixará o carro ligeiramente mais comprido e mais largo, além de mais seguro e dinâmico em termos de dirigibilidade. Para tanto, haverá uso de aços mais resistentes na concepção da carroceria e novos sistemas de assistência à condução.
Sob o capô, a principal novidade ficará por conta da adoção do novo motor 1.0 turbo de três cilindros, batizado de TCe, que entrega 100 cv e 16,3 kgfm. O propulsor já é usado na Europa e está começando a equipar alguns modelos em países emergentes, como a minivan Triber na Índia. No mercado europeu, o motor 1.6 também mudará e receberá um sistema híbrido-leve para ser tornar mais econômico e menos poluente. A gama será composta ainda pelos conhecidos dCi turbodiesel de 85 cv e 115 cv (ambos exclusivos do Velho Continente).
O lançamento, em versão Dacia, é aguardado na Europa para o fim do ano, mas o calendário pode ser alterado diante da crise do novo coronavírus. Por aqui, modelo Renault deve surgir apenas em 2022, já que o Sandero atual foi recentemente reestilizado.
Fonte: Kolesa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fora de linha no Brasil, Renault Sandero chega à linha 2023 na Argentina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Sandero terá nova geração em 2027 com design robusto e versão elétrica
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Sandero volta a liderar vendas de carros na Europa em abril
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Carros mais vendidos na Europa em fevereiro: Tesla duela com Sandero