Faz quase seis anos que a Volkswagen foi para o Salão de Pequim (China) e mostrou o conceito R400. Ele deveria ter virado um modelo de produção baseado na sétima geração do Golf, com cerca de 420 cv. Porém, isso nunca aconteceu pois a fabricante cancelou todos os gastos não essenciais para lidar melhor com as multas do Dieselgate. Ainda não chegará a ter essa potência na oitava geração, já que o novo Golf R terá motor 2.0 turbo com 333 cv.
Um relato da revista Autovisie revela que a Volkswagen tinha outro plano para o Golf R, pois o pessoal de Wolfsburg queria usar o motor de cinco cilindros da Audi. Porém, quando foram perguntar se poderiam usar o 2.5 TFSI, os executivos de Ingolstadt teria recusado educadamente, segundo fontes envolvidas na negociação.
O motivo para esta decisão é fácil de adivinhar. A Audi Sport não queria que o Golf R brigasse diretamente com o RS3, já que o modelo da Volkswagen acabaria sendo mais barato e poderia canibalizar parte das vendas do Sportback. A marca dos quatro anéis já deixou outras empresas usarem seu famoso motor turbo de cinco cilindros, com a KTM e Donkervoort, pois eram modelos que não competiam diretamente com RS3, TT RS e Q3 RS.
Ainda tem o problema de aumentar a produção do motor na fábrica em Gyor (Hungria), onde a Audi faz o A3/S3/RS3, TT/TTS/TT RS, e Q3/Q3 Sportback. De acordo com a mesma fonte citada pela Autovisie: “Fabricar o cinco cilindros é muito trabalhoso. Isso torna muito drástico aumentar os volumes [de produção].”
Mesmo que a Audi tenha se recusado a compartilhar seu premiado motor com a Volkswagen, o Golf R ainda pode superar os 333 cv do modelo que será mostrado no 2º semestre. O conceito R400 mostrou que a fabricante pode mexer no 2.0 turbo para chegar aos 400 cv e 45,9 kgfm de torque. Há rumores de que uma variante R Plus estaria em desenvolvimento, com força o suficiente para enfrentar não só o RS3, como também o Mercedes-AMG A45 S de 421 cv.
Fonte: Autovisie
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Será que vem? Novo VW Golf R chega aos 333 cv e tem modo Drift
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Volkswagen estuda criar Golf R Clubsport como a versão definitiva do hatch
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Cotado para o Brasil, novo VW Golf R aparece em imagens oficiais
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Volkswagen entrega o Golf mais caro de todos os tempos em evento especial