Depois da nova Strada, prevista para abril, a Fiat prepara mais um lançamento importante. Antonio Filosa, presidente da FCA para América Latina, confirmou que o primeiro de dois SUVs chegará ao mercado até junho de 2021 e será baseado no hatch Argo. E foi com uma unidade camuflada deste modelos que nos deparamos na região de São Bernardo do Campo (SP).

Flagra: Fiat SUV do Argo

Como o próprio Filosa disse na coletiva, este SUV ficará posicionado abaixo do Jeep Renegade tanto em preço quanto em porte. Pessoalmente, ele é um pouco maior que o Argo, principalmente na altura do solo. Parece um rival para o Volkswagen Nivus, crossover menor que o T-Cross a ser lançado em maio. Aliás, os dois modelos devem brigar em um novo segmento abaixo dos SUVs compactos, principalmente em preço e porte. 

Como um projeto derivado do Argo, ele traz componentes do hatch, como os retrovisores externos, motor, câmbio e até mesmo a folha das portas. Por baixo da camuflagem ainda pesada, lanternas e faróis parecem peças mais próximas das definitivas, sem LEDs. Se você estava esperando o SUV cupê da Fiat, ele será lançado após este, entre o fim de 2021 e o começo de 2022, com base na picape Toro. 

O SUV do Argo deverá ser um dos primeiros modelos da FCA a carregar a nova família de motores turbo da empresa, produzidos em Betim (MG). Com porte menor, deverá empregar o 1.0 turbo de 3 cilindros com o (também novo) câmbio CVT, enquanto o 1.3 turbo ficará para os modelos maiores, como o SUV cupê e o Jeep Compass, além da picape Toro. O 1.3 aspirado também deve estar neste futuro SUV do Argo, como versão de entrada. 

Flagra: Fiat SUV do Argo

Esta mula avistada em São Bernardo tem as mesmas características da unidade vista em testes na Europa. Repare que até a posição do limpador de para-brisas é a mesma do Argo, indicando que o vidro e as peças são bem semelhantes às do hatch. O Argo tem 3.998 mm de comprimento, enquanto o Renegade chega a 4.232 mm. Se seguir o esperado para o VW Nivus, o SUV da Fiat terá algo próximo dos 4,10 m de comprimento. 

O preço inicial deverá ficar na faixa dos R$ 65 mil, atingindo cerca de R$ 80 mil no modelo de topo, ainda abaixo do Jeep Renegade. A produção deverá acontecer em Betim (MG), ao lado do próprio Argo e da Strada, que também deve ceder alguns itens para o modelo. 

Galeria: Flagra: Fiat SUV do Argo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com