page ad skin

Volkswagen Up! passa a ser homologado com quatro lugares

"Jeitinho" permitirá que subcompacto fique no mercado sem receber o cinto de segurança de três pontos central

Volkswagen Up! Connect 2020

Desde 29 de janeiro, todos os carros 0km vendidos no Brasil devem vir equipados com cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, além das presilhas ISOFIX para cadeirinhas infantis. Isso fez com que alguns modelos saíssem de linha, como a perua Fiat Weekend, pois o custo para alterar o projeto não valia a pena. No caso do Volkswagen Up!, a fabricante encontrou uma terceira alternativa: refazer a homologação do subcompacto para que seja um carro de quatro lugares.

Galeria: Volkswagen Up! 2020

A alteração na homologação do Volkswagen Up! aproveita que a lei permite que um carro seja classificado com capacidade para apenas quatro pessoas. Ao fazer isso, a fabricante evitou ter que mexer no carro e gastou muito menos com o processo de homologação. A alteração foi confirmada pela fabricante, e isso fará com que o carro possa continuar em linha por mais algum tempo - a expectativa é que o up! fique em produção até pelo menos 2021.

Vale lembrar que o Up! europeu já é vendido como um carro para quatro passageiros e, quando a Volkswagen decidiu trazer o subcompacto ao Brasil, alterou o projeto ao aumentar o balanço traseiro para que ele tivesse um porta-malas maior. Além disso, recebeu vidros traseiros convencionais ao invés dos basculantes do europeu, e trocou a tampa do porta-malas de vidro por metal.

E qual o futuro do Up! após essa mudança? Na Europa, o subcompacto é vendido somente na versão elétrica e-Up!, e continuará em linha até 2023, quando a Volkswagen pretende lançar um hatch elétrico que ficará abaixo do ID.3 e custará 20 mil euros. Já no Brasil, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) afirma que o carro sairá de linha em 2021, junto com o Gol e Voyage atuais. A fábrica no interior paulista deve receber um novo crossover que servirá de opção de entrada da empresa.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários