Em um mês de queda dos emplacamentos por conta da adoção das placas Mercosul, somado ao fato de janeiro ser historicamente um dos piores meses de venda do ano, o Chevrolet Onix (17.463) teve o seu resultado menos expressivo desde setembro de 2018 (17.981). É a primeira vez após 16 meses consecutivos emplacando mais de 18 mil unidades. Ainda assim, o hatch compacto da General Motors vendeu mais do que o dobro do Ford Ka (7.334). Quinto no ranking de dezembro, o Hyundai HB20 (6.555) subiu duas posições mesmo com o seu pior desempenho desde fevereiro de 2017 (6.520).
Os principais destaques do mês vieram da Volkswagen. Completando as cinco primeiras colocações, Gol (6.030) e Polo (5.593) foram dois dos três modelos do top 10 a crescerem em relação a 2019 – o outro foi o Toyota Etios Hatch (1.514), 10º colocado. Após dois meses seguidos no pódio, o Fiat Argo (4.794) caiu para sexto, emplacando menos de 5 mil unidades pela 1ª vez desde março passado.
O mês também foi péssimo para os franceses da PSA. Somados, Peugeot 208 (208) e Citroën C3 (125) venderam menos do que o quase esquecido Nissan March (538). Em seu primeiro mês no mercado brasileiro, o Kia Rio conquistou 42 consumidores. Vale ressaltar que o modelo só começou a ser oferecido nos últimos dias de janeiro.
Na faixa de entrada, o Renault Kwid (6.739) foi o único a crescer sobre 2019 (+26,3%). Já em relação a dezembro, o Fiat Mobi (4.316) reduziu bastante sua desvantagem na comparação com o líder. Sem vender tão pouco desde março passado, o Volkswagen Up! (892) só não foi o lanterna porque ainda foram registradas 13 unidades do Chery QQ, modelo que a marca já anunciou a aposentadoria.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/20 |
DEZ/19 |
JAN/19 |
% JAN 20 |
% DEZ 19 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
RENAULT KWID |
6739 |
8174 |
5336 |
56,35% |
60,06% |
-17,56% |
26,29% |
2º |
FIAT MOBI |
4316 |
4228 |
4413 |
36,09% |
31,07% |
2,08% |
-2,20% |
3º |
VW UP! |
892 |
1197 |
983 |
7,46% |
8,80% |
-25,48% |
-9,26% |
4º |
CHERY QQ |
13 |
10 |
259 |
0,11% |
0,07% |
30,00% |
-94,98% |
|
|
11960 |
13609 |
10991 |
100,00% |
100,00% |
-12,12% |
8,82% |
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/20 |
DEZ/19 |
JAN/19 |
% JAN 20 |
% DEZ 19 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
17463 |
21442 |
18841 |
28,37% |
27,06% |
-18,56% |
-7,31% |
2º |
FORD KA |
7334 |
8922 |
8021 |
11,91% |
11,26% |
-17,80% |
-8,57% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
6555 |
7679 |
7249 |
10,65% |
9,69% |
-14,64% |
-9,57% |
4º |
VW GOL |
6030 |
7870 |
4966 |
9,80% |
9,93% |
-23,38% |
21,43% |
5º |
VW POLO |
5593 |
6331 |
5432 |
9,09% |
7,99% |
-11,66% |
2,96% |
6º |
FIAT ARGO |
4794 |
8036 |
4919 |
7,79% |
10,14% |
-40,34% |
-2,54% |
7º |
RENAULT SANDERO |
3138 |
5608 |
3650 |
5,10% |
7,08% |
-44,04% |
-14,03% |
8º |
VW FOX |
2958 |
3425 |
4085 |
4,80% |
4,32% |
-13,64% |
-27,59% |
9º |
TOYOTA YARIS |
2608 |
3898 |
2890 |
4,24% |
4,92% |
-33,09% |
-9,76% |
10º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1514 |
2182 |
1313 |
2,46% |
2,75% |
-30,61% |
15,31% |
11º |
HONDA FIT |
1513 |
1530 |
2099 |
2,46% |
1,93% |
-1,11% |
-27,92% |
12º |
FIAT UNO |
1138 |
1283 |
1758 |
1,85% |
1,62% |
-11,30% |
-35,27% |
13º |
NISSAN MARCH |
538 |
621 |
565 |
0,87% |
0,78% |
-13,37% |
-4,78% |
14º |
PEUGEOT 208 |
208 |
281 |
411 |
0,34% |
0,35% |
-25,98% |
-49,39% |
15º |
CITROËN C3 |
125 |
107 |
424 |
0,20% |
0,14% |
16,82% |
-70,52% |
16º |
KIA RIO |
42 |
0 |
0 |
0,07% |
0,00% |
NOVO |
NOVO |
17º |
FORD FIESTA |
10 |
25 |
645 |
0,02% |
0,03% |
-60,00% |
-98,45% |
|
|
61561 |
79240 |
67268 |
100,00% |
100,00% |
-22,31% |
-8,48% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora