Em sua maior participação na composição global de vendas do mercado brasileiro desde janeiro do ano passado, o varejo foi responsável por 61,40% dos 189.125 automóveis e comerciais leves registrados no início de 2020. Mais de 1/5 do total da modalidade veio da Chevrolet (20,50%), seguida por Volkswagen (14,34%), Fiat (10,24%) – quarta em dezembro -, Toyota (10,04%) e Hyundai (9,78%).
Galeria: Hyundai HB20 2020
Mostrando que sua força está concentrada no varejo, o Hyundai HB20 (5.965) foi o segundo na preferência, com mais de 90% de suas vendas – à sua frente e sem concorrência direta, o Chevrolet Onix (12.495) superou os 70% de participação. Quarto no último mês de 2019, o Chevrolet Onix Plus (5.541) completou o pódio.
O Ford Ka (4.996), sétimo em dezembro, subiu três posições. Destaque no ranking anterior, o Fiat Argo (4.255) foi superado pelo VW Polo (4.428) e pelo Renault Kwid (4.414) e caiu da terceira para a sétima posição. Logo atrás do Toyota Corolla (3.371), o Honda HR-V (3.056) manteve a liderança entre os SUVs / crossovers.
Repetindo a mesma posição do ranking geral, o Fiat Mobi completou o top 10 com 2.898 emplacamentos. Para um segmento em baixa, a presença de um hatch médio como o Chevrolet Cruze Sport6 (649) entre os mais vendidos merece destaque. Menção também para o Toyota RAV4 (581) ficando à frente do VW Tiguan (563).
Assim como o Onix, a Toyota Hilux (1.925) seguiu sem adversários capazes de disputar a liderança entre os comerciais leves. Separadas por menos de 40 unidades, Fiat Toro (1.171) e Chevrolet S10 (1.139) completaram o pódio. Fiat Strada (242) e VW Saveiro (225), picapes pequenas mais vendidas, ficaram fora da parte de cima da tabela.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JAN 20 |
1º | CHEVROLET ONIX | 12.495 | 71,55% | 17.463 |
2º | HYUNDAI HB20 | 5.965 | 91,00% | 6.555 |
3º | CHEVROLET ONIX PLUS | 5.541 | 63,53% | 8.722 |
4º | FORD KA | 4.996 | 68,12% | 7.334 |
5º | VW POLO | 4.428 | 79,17% | 5.593 |
6º | RENAULT KWID | 4.414 | 65,55% | 6.734 |
7º | FIAT ARGO | 4.255 | 88,76% | 4.794 |
8º | TOYOTA COROLLA | 3.371 | 85,73% | 3.932 |
9º | HONDA HR-V | 3.056 | 92,02% | 3.321 |
10º | FIAT MOBI | 2.898 | 67,15% | 4.316 |
11º | VW FOX | 2.620 | 88,57% | 2.958 |
12º | VW GOL | 2.486 | 41,23% | 6.030 |
13º | HYUNDAI CRETA | 2.476 | 66,31% | 3.734 |
14º | TOYOTA YARIS HATCH | 2.408 | 92,33% | 2.608 |
15º | VW T-CROSS | 2.128 | 63,73% | 3.339 |
16º | NISSAN KICKS | 1.995 | 52,29% | 3.815 |
17º | JEEP RENEGADE | 1.977 | 45,71% | 4.325 |
18º | VW VIRTUS | 1.836 | 58,55% | 3.136 |
19º | HYUNDAI HB20S | 1.834 | 88,47% | 2.073 |
20º | RENAULT SANDERO | 1.741 | 55,48% | 3.138 |
21º | FIAT CRONOS | 1.643 | 82,56% | 1.990 |
22º | FORD ECOSPORT | 1.595 | 71,27% | 2.238 |
23º | HONDA CIVIC | 1.520 | 95,66% | 1.589 |
24º | NISSAN VERSA | 1.282 | 70,99% | 1.806 |
25º | HONDA FIT | 1.247 | 82,42% | 1.513 |
26º | FORD KA SEDAN | 1.230 | 39,07% | 3.148 |
27º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.188 | 78,47% | 1.514 |
28º | JEEP COMPASS | 1.151 | 26,69% | 4.312 |
29º | HONDA WR-V | 993 | 91,77% | 1.082 |
30º | TOYOTA YARIS SEDAN | 970 | 63,03% | 1.539 |
31º | CHEVROLET TRACKER | 870 | 90,91% | 957 |
32º | CHEVROLET SPIN | 831 | 54,78% | 1.517 |
33º | FIAT SIENA | 823 | 72,77% | 1.131 |
34º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 772 | 44,39% | 1.739 |
35º | VW UP | 752 | 84,30% | 892 |
36º | CITROËN C4 CACTUS | 676 | 56,81% | 1.190 |
37º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 649 | 85,96% | 755 |
38º | HONDA CITY | 622 | 74,94% | 830 |
39º | TOYOTA SW4 | 605 | 68,83% | 879 |
40º | TOYOTA RAV4 | 581 | 97,98% | 593 |
41º | CHERY TIGGO 5X | 568 | 64,04% | 887 |
42º | VW TIGUAN | 563 | 70,64% | 797 |
43º | CHERY TIGGO 2 | 476 | 100,00% | 476 |
44º | RENAULT DUSTER | 471 | 40,85% | 1.153 |
45º | NISSAN MARCH | 442 | 82,16% | 538 |
46º | RENAULT LOGAN | 406 | 24,86% | 1.633 |
47º | CHEVROLET PRISMA | 402 | 85,53% | 470 |
48º | RENAULT CAPTUR | 356 | 37,24% | 956 |
49º | CHEVROLET EQUINOX | 286 | 87,46% | 327 |
50º | HYUNDAI IX35 | 283 | 86,28% | 328 |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JAN 20 |
1º | TOYOTA HILUX | 1.925 | 58,14% | 3.311 |
2º | FIAT TORO | 1.171 | 22,09% | 5.300 |
3º | CHEVROLET S10 | 1.139 | 47,40% | 2.403 |
4º | FORD RANGER | 669 | 40,87% | 1.637 |
5º | VW AMAROK | 549 | 40,64% | 1.351 |
6º | MITSUBISHI L200 | 489 | 78,62% | 622 |
7º | RENAULT DUSTER OROCH | 462 | 42,27% | 1.093 |
8º | FIAT FIORINO | 326 | 37,82% | 862 |
9º | HYUNDAI HR | 323 | 81,57% | 396 |
10º | NISSAN FRONTIER | 323 | 47,99% | 673 |
11º | RENAULT MASTER | 255 | 36,32% | 702 |
12º | FIAT STRADA | 242 | 4,47% | 5.419 |
13º | VW SAVEIRO | 225 | 6,91% | 3.255 |
14º | KIA K2500 | 221 | 100,00% | 221 |
15º | VW EXPRESS | 197 | 85,28% | 231 |
16º | IVECO DAILY 35S14 | 92 | 66,19% | 139 |
17º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 71 | 98,61% | 72 |
18º | IVECO DAILY 30S13 | 60 | 84,51% | 71 |
19º | PEUGEOT EXPERT | 49 | 24,26% | 202 |
20º | FIAT DUCATO | 46 | 12,50% | 368 |
21º | CHEVROLET MONTANA | 43 | 16,29% | 264 |
22º | CITROËN JUMPY | 38 | 19,49% | 195 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 30 | 100,00% | 30 |
24º | PEUGEOT PARTNER | 25 | 26,32% | 95 |
25º | EFFA V21 | 19 | 100,00% | 19 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 18 | 100,00% | 18 |
27º | RAM 2500 | 14 | 4,91% | 285 |
28º | JAC V260 | 10 | 100,00% | 10 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 10 | 100,00% | 10 |
30º | FOTON AUMARK 1039 | 8 | 100,00% | 8 |
31º | EFFA V22 | 7 | 100,00% | 7 |
32º | EFFA K01 | 6 | 100,00% | 6 |
33º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 6 | 100,00% | 6 |
34º | IVECO DAILY | 4 | 19,05% | 21 |
35º | CITROËN BERLINGO | 3 | 50,00% | 6 |
36º | CITROËN JUMPER | 3 | 10,71% | 28 |
37º | PEUGEOT BOXER | 3 | 11,11% | 27 |
38º | CHEVROLET C10 | 2 | 100,00% | 2 |
39º | CHEVROLET | 1 | 100,00% | 1 |
40º | DODGE | 1 | 100,00% | 1 |
41º | FORD F100 | 1 | 100,00% | 1 |
42º | FORD F1000 | 1 | 100,00% | 1 |
43º | FORD F75 | 1 | 100,00% | 1 |
44º | FORD RANCHERO | 1 | 100,00% | 1 |
45º | GMC BRASINCA | 1 | 100,00% | 1 |
46º | INTERNATIONAL | 1 | 100,00% | 1 |
47º | IVECO DAILY 5516 | 1 | 100,00% | 1 |
48º | TOYOTA RIBEIRAUTO | 1 | 100,00% | 1 |
49º | VW KOMBI | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave