SUV ou picape? GM muda fábrica argentina para fazer derivado do Onix

Paralisação na planta de Santa Fe em fevereiro visa adaptar linha para fazer modelo da plataforma GEM

picape GM projeto GEM picape GM projeto GEM

A Chevrolet começa a se mexer para fazer mais derivado da nova família Onix. A GM anunciou que fechará sua fábrica de Alvear, em Santa Fe, na Argentina, durante o mês de fevereiro para adequar a linha de produção de um novo modelo que será fabricado a partir de 2021. Por enquanto, o projeto é chamado de A.V.A. (um veículo de alto valor agregado) que complementará a produção do atual Cruze. As informações são do Argentina Autoblog.

O novo modelo é mais um a ser construído sobre a plataforma GEM (Global Emerging Markets), que a Chevrolet desenvolveu em conjunto com a chinena SAIC para mercados emergentes. São frutos desta base os novos Onix, Onix Plus e Tracker. Havia expectativa dos colaboradores de Alvear, inclusive, que fosse o novo Tracker o modelo a ser feito por lá ano que vem. Mas o fato de o SUV já ter começado a ser produzido em São Caetano do Sul (a rede garante que terá o carro já na segunda quinzena de fevereiro) dá a entender que o modelo argentino será inédito. 

No ano passado, o então candidato a presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reuniu com dirigentes da marca norte-americana e disse que a GM fabricaria uma "camioneta" em Santa Fe. O problema é que "camioneta", na linguagem coloquial dos argentinos, se aplica tanto para SUVs quanto para picapes...

O que sabemos até o momento sobre o projeto GEM é que ele dará origem a 5 modelos: os já lançados Onix e Onix Plus, o novo Tracker, a nova Spin e uma inédita picape de porte inferior ao da S10, nos moldes da Fiat Toro. Como a Spin atual recebeu uma reestilização recente, sua sucessora ainda deve demorar um pouco mais para chegar. Sendo assim, todas as evidências apontam para a picape como o próximo produto feito na Argentina. 

A não ser que a GM tenha uma carta na manga e esteja preparando um inédito SUV para atuar entre o Tracker brasileiro e o Equinox mexicano - basicamente o que a VW está fazendo com o projeto Tarek, que dará origem a um rival do Compass para atuar entre o T-Cross e o Tiguan. Mas até agora não há flagras nem da picape nem deste misterioso SUV. E aí, qual sua aposta?

Projeção: Kleber Silva  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com