Paralisação na planta de Santa Fe em fevereiro visa adaptar linha para fazer modelo da plataforma GEM

A Chevrolet começa a se mexer para fazer mais derivado da nova família Onix. A GM anunciou que fechará sua fábrica de Alvear, em Santa Fe, na Argentina, durante o mês de fevereiro para adequar a linha de produção de um novo modelo que será fabricado a partir de 2021. Por enquanto, o projeto é chamado de A.V.A. (um veículo de alto valor agregado) que complementará a produção do atual Cruze. As informações são do Argentina Autoblog.

O novo modelo é mais um a ser construído sobre a plataforma GEM (Global Emerging Markets), que a Chevrolet desenvolveu em conjunto com a chinena SAIC para mercados emergentes. São frutos desta base os novos Onix, Onix Plus e Tracker. Havia expectativa dos colaboradores de Alvear, inclusive, que fosse o novo Tracker o modelo a ser feito por lá ano que vem. Mas o fato de o SUV já ter começado a ser produzido em São Caetano do Sul (a rede garante que terá o carro já na segunda quinzena de fevereiro) dá a entender que o modelo argentino será inédito. 

No ano passado, o então candidato a presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reuniu com dirigentes da marca norte-americana e disse que a GM fabricaria uma "camioneta" em Santa Fe. O problema é que "camioneta", na linguagem coloquial dos argentinos, se aplica tanto para SUVs quanto para picapes...

Flagra Novo Tracker Nacional 2020
Comparativo - Chevrolet Onix Plus vs. Hyundai HB20S
Onix MT x Up TSI

O que sabemos até o momento sobre o projeto GEM é que ele dará origem a 5 modelos: os já lançados Onix e Onix Plus, o novo Tracker, a nova Spin e uma inédita picape de porte inferior ao da S10, nos moldes da Fiat Toro. Como a Spin atual recebeu uma reestilização recente, sua sucessora ainda deve demorar um pouco mais para chegar. Sendo assim, todas as evidências apontam para a picape como o próximo produto feito na Argentina. 

A não ser que a GM tenha uma carta na manga e esteja preparando um inédito SUV para atuar entre o Tracker brasileiro e o Equinox mexicano - basicamente o que a VW está fazendo com o projeto Tarek, que dará origem a um rival do Compass para atuar entre o T-Cross e o Tiguan. Mas até agora não há flagras nem da picape nem deste misterioso SUV. E aí, qual sua aposta?

Projeção: Kleber Silva