Com apenas 30.782 unidades emplacadas até agosto de 2019 na Europa, o Ford Mondeo (que conhecemos como Fusion) está sofrendo para conseguir justificar sua sobrevivência na linha da marca. Como comparação, os líderes do segmento Volkswagen Passat e Skoda Superb registraram 90.621 e 51.734 unidades no mesmo período, enquanto o Mondeo foi apenas o 5º mais vendido - quase perdendo a posição para o Peugeot 508. Isto pode mudar, caso a notícia que circula na Europa sobre o futuro do carro esteja correta.

Ford Mondeo reestilizado
Ford Mondeo reestilizado

De acordo com a revista britânica Autocar, que obteve um catálogo de peças e ferramentas, o Mondeo terá uma nova geração e o lançamento será na segunda metade de 2021. O documento teria aparecido no site oficial da Ford na Europa, e ajuda os concessionários a se prepararem para a chegada de novos modelos. Nele, aparece o "Mondeo ano/modelo 2022 CD542", com um código que era usado pela Ford para batizar o sucessor do Fusion antes do cancelamento do projeto.

Enquanto isso não é exatamente uma confirmação, o documento vazado dá uma informação interessante sobre a construção da suspensão traseira do novo Mondeo. A Autocar acredita que o carro deve adotar um esquema bem parecido com a suspensão do Volvo XC90, indicando um potencial modelo híbrido (ou plug-in). Uma possibilidade é usar o motor 2.5 eletrificado, que já será usado pelo novo Escape/Kuga.

Ford Escape 2020
Futuro Mondeo terá suspensão semelhante ao do Escape híbrido

Rumores mais antigos sugeriam que o Ford Fusion (e o Mondeo) poderia ser transformado em uma perua aventureira, tornando-se um rival para o Subaru Outback. Ele usaria a plataforma modular C2 que equipa a nova geração do Focus - afinal, a fabricante tem o plano de usar apenas cinco plataformas para todos os seus veículos no futuro.

Galeria: Ford Mondeo reestilizado

Envie seu flagra! flagra@motor1.com