As vendas de sedãs médios e grandes mantiveram em 2019 a trajetória de queda dos últimos anos. As 124.719 unidades das duas categorias somadas representaram uma retração de 7% na comparação com 2018. A participação na composição global de vendas de automóveis, que já chegou a 9,74% em 2015, encerrou o ano passado com apenas 5,51%.
Entre os modelos médios, nenhuma alteração nas três primeiras posições. Com nova geração lançada no 2º semestre, o Toyota Corolla (56.727) assegurou uma confortável liderança com mais de 46% de participação de mercado. Este, no entanto, foi o pior resultado anual para o modelo desde 2013 (54.103).
Aproveitando-se de um leve crescimento (+5,3%), o Honda Civic encurtou sua desvantagem para menos de 30 mil unidades, contra mais de 40 mil em 2017. Renovado nos últimos meses do ano, o Chevrolet Cruze (17.829) perdeu 10% dos compradores do ano anterior. Quinto no último ranking, o VW Jetta (11.248) assumiu o quarto lugar no 1º ano completo da atual geração com um avanço de mais de 150%.
Fechando o top 5, o Nissan Sentra (3.189) teve seu pior resultado anual desde 2006 – comparando com 2014 (14.270), seu melhor ano até então, o desempenho correspondeu a menos de 25% daquele total. Mesmo com a chegada de uma nova geração, o Kia Cerato (1.848) vendeu 25% menos, embora tenha subido da oitava para a sexta colocação.
O Citroën C4 Lounge repetiu a sétima posição de 2018, mas com apenas 1.588 emplacamentos (-50,8%), uma média mensal inferior a 140 unidades. Em seu último ano no mercado, o Mitsubishi Lancer (1.354) subiu de nono para oitavo. O ano marcou ainda a aposentadoria do Ford Focus Fastback (1.151) e do Peugeot 408 (122). Hyundai Elantra (82) e Renault Fluence (21) este já aposentado há anos, completaram a lista.
Na disputa entre os sedãs grandes, um fato histórico: líder desde 2006, quando chegou ao país, o Fusion (832) perdeu o reinado. Dono de mais de 70% de participação em 2018, o Ford encerrou o ano com pouco mais de 37%. O novo dono do pedaço foi o VW Passat (1.048), mesmo perdendo quase 30% de suas vendas no período.
O pódio foi completado pelo Honda Accord (177), que no ano anterior havia vendido praticamente a metade do arquirrival Toyota Camry (145), quarto desta vez. Com nova geração nas lojas, o Hyundai Azera (36) emplacou uma unidade a mais do que em 2018. Dividindo a lanterna, Chrysler 300C, Hyundai Sonata e Kia Optima registraram uma unidade cada.
Sedãs médios
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
56727 |
46,32% |
59062 |
46,23% |
-3,95% |
1º |
2º |
HONDA CIVIC |
27318 |
22,30% |
25942 |
20,31% |
5,30% |
2º |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
17829 |
14,56% |
19828 |
15,52% |
-10,08% |
3º |
4º |
VW JETTA |
11248 |
9,18% |
4403 |
3,45% |
155,46% |
5º |
5º |
NISSAN SENTRA |
3189 |
2,60% |
4422 |
3,46% |
-27,88% |
4º |
6º |
KIA CERATO |
1848 |
1,51% |
2472 |
1,94% |
-25,24% |
8º |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
1588 |
1,30% |
3229 |
2,53% |
-50,82% |
7º |
8º |
MITSUBISHI LANCER |
1354 |
1,11% |
1633 |
1,28% |
-17,09% |
9º |
9º |
FORD FOCUS FASTBACK |
1151 |
0,94% |
4256 |
3,33% |
-72,96% |
6º |
10º |
PEUGEOT 408 |
122 |
0,10% |
739 |
0,58% |
-83,49% |
11º |
11º |
HYUNDAI ELANTRA |
82 |
0,07% |
1072 |
0,84% |
-92,35% |
10º |
12º |
RENAULT FLUENCE |
21 |
0,02% |
688 |
0,54% |
-96,95% |
12º |
13º |
CITROËN C4 PALLAS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
122478 |
100,00% |
127746 |
100,00% |
-4,12% |
Sedãs grandes
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
VW PASSAT |
1048 |
46,76% |
1474 |
23,19% |
-28,90% |
2º |
2º |
FORD FUSION |
832 |
37,13% |
4497 |
70,76% |
-81,50% |
1º |
3º |
HONDA ACCORD |
177 |
7,90% |
118 |
1,86% |
50,00% |
4º |
4º |
TOYOTA CAMRY |
145 |
6,47% |
231 |
3,63% |
-37,23% |
3º |
5º |
HYUNDAI AZERA |
36 |
1,61% |
35 |
0,55% |
2,86% |
5º |
6º |
CHRYSLER 300C |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
7º |
HYUNDAI SONATA |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
8º |
KIA OPTIMA |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
2241 |
100,00% |
6355 |
100,00% |
-64,74% |
|
EM DEZEMBRO
Após forte retração em novembro, o número de emplacamentos de sedãs médios cresceu quase 5% no fim do ano, avanço exclusivamente puxado pelos quatro primeiros colocados – todos os demais perderam vendas pelo 2º mês seguido.
Líder, o Toyota Corolla voltou a superar a casa das 5 mil unidades (5.220). Honda Civic (2.402) e Cruze (2.027) vieram em seguida – no caso do Chevrolet, este foi seu melhor desempenho em exatos cinco anos (2.572). O VW Jetta (724), abaixo dos mil emplacamentos pelo 3º mês em sequência, ao menos registrou a maior evolução (+79,2%).
Entre os sedãs grandes, todos os representantes perderam espaço. Melhor entre eles, o VW Passat emplacou apenas 56 unidades. Repetindo as mesmas 12 unidades de novembro, o Ford Fusion chegou ao seu nível mais baixo desde 2006, ano de sua chegada ao país.
Sedãs médios
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
5220 |
4560 |
5182 |
48,33% |
48,19% |
14,47% |
0,73% |
2º |
HONDA CIVIC |
2402 |
2283 |
1974 |
22,24% |
24,13% |
5,21% |
21,68% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
2027 |
1604 |
1696 |
18,77% |
16,95% |
26,37% |
19,52% |
4º |
VW JETTA |
724 |
565 |
404 |
6,70% |
5,97% |
28,14% |
79,21% |
5º |
NISSAN SENTRA |
207 |
274 |
335 |
1,92% |
2,90% |
-24,45% |
-38,21% |
6º |
KIA CERATO |
104 |
96 |
241 |
0,96% |
1,01% |
8,33% |
-56,85% |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
84 |
46 |
105 |
0,78% |
0,49% |
82,61% |
-20,00% |
8º |
MITSUBISHI LANCER |
16 |
18 |
155 |
0,15% |
0,19% |
-11,11% |
-89,68% |
9º |
FORD FOCUS FASTBACK |
14 |
13 |
191 |
0,13% |
0,14% |
7,69% |
-92,67% |
10º |
HYUNDAI ELANTRA |
1 |
1 |
15 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-93,33% |
11º |
PEUGEOT 408 |
1 |
1 |
16 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-93,75% |
12º |
RENAULT FLUENCE |
1 |
1 |
2 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-50,00% |
|
|
10801 |
9462 |
10316 |
100,00% |
100,00% |
14,15% |
4,70% |
Sedãs grandes
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
VW PASSAT |
56 |
42 |
83 |
76,71% |
60,87% |
33,33% |
-32,53% |
2º |
FORD FUSION |
12 |
12 |
308 |
16,44% |
17,39% |
0,00% |
-96,10% |
3º |
HONDA ACCORD |
4 |
13 |
22 |
5,48% |
18,84% |
-69,23% |
-81,82% |
4º |
TOYOTA CAMRY |
1 |
2 |
9 |
1,37% |
2,90% |
-50,00% |
-88,89% |
|
|
73 |
69 |
422 |
100,00% |
100,00% |
5,80% |
-82,70% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos