Pelo 3º ano consecutivo, o Onix foi imbatível nas chamadas vendas diretas. Com 100.321 emplacamentos, o hatch da Chevrolet garantiu mais de 30 mil unidades de vantagem sobre a Fiat Strada (69.628), preferida entre os comerciais leves e nº 1 na modalidade entre 2014 e 2016. Em 2018, a diferença entre os dois havia sido inferior a 23 mil unidades.
Para o veterano Gol, 2019 foi bom: com 54.426 unidades, o VW repetiu a segunda posição entre os automóveis graças aos mais de 2/3 de seus emplacamentos através de faturamento direto. Terceiro em 2018, o Ford Ka (44.476) foi superado pelo Jeep Renegade (49.524) – a marca ainda emplacou o Compass (40.756) em quinto, repetindo o duplo top 5 do ano passado.
Numa disputa com o Chevrolet Prisma (33.891), o Ford Ka Sedan (35.526) assumiu a liderança entre os modelos três-volumes. Além dos dois Jeep, o segmento de SUVs ainda teve o Nissan Kicks (31.952) na parte de cima da tabela. Tradicionalmente forte nas vendas diretas, o Renault Sandero (27.665) desta vez ficou fora do top 10, superado pelo Fiat Argo (28.037) e pelo VW Voyage (27.833), este último o mais dependente da modalidade entre os líderes (86,8%).
Pelo 2º ano seguido, nenhum modelo do top 50 dependeu tão pouco das vendas diretas quanto o Honda HR-V (3.914), com menos de 8%. Algo bem diferente do vivenciado pela “quase” esquecida no varejo Fiat Weekend (3.134) e seus mais de 98%.
Sem concorrência entre os comerciais leves, a Fiat teve, além da líder Strada, uma vantagem superior a 12 mil unidades da Toro (50.757) sobre a VW Saveiro (38.682) na disputa pelo segundo lugar. Forte no varejo, a Toyota Hilux (14.376) foi mais uma vez batida pela Chevrolet S10 (20.109) e pela Ford Ranger (14.803).
As vendas diretas representaram 45,67% dos 2.658.927 automóveis e comerciais leves registrados no ano passado, um incremento de quase 3 pontos percentuais em relação a 2018. Líder nos dois últimos anos, a Fiat desta vez dividiu a ponta com a Chevrolet, ambas com 18,43% de participação. VW (17,04%), Renault (10,04%) e Ford (9,13%) repetiram as mesmas posições desde 2017.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
100.321 |
41,59% |
241.214 |
2º |
VW GOL |
54.426 |
66,96% |
81.285 |
3º |
JEEP RENEGADE |
49.524 |
72,06% |
68.726 |
4º |
FORD KA |
44.476 |
42,63% |
104.331 |
5º |
JEEP COMPASS |
40.756 |
67,52% |
60.362 |
6º |
FORD KA SEDAN |
35.526 |
69,31% |
51.260 |
7º |
CHEVROLET PRISMA |
33.891 |
45,97% |
73.721 |
8º |
NISSAN KICKS |
31.952 |
56,99% |
56.062 |
9º |
FIAT ARGO |
28.037 |
35,49% |
79.001 |
10º |
VW VOYAGE |
27.833 |
86,83% |
32.055 |
11º |
RENAULT SANDERO |
27.665 |
55,00% |
50.303 |
12º |
RENAULT LOGAN |
23.356 |
86,49% |
27.003 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
22.936 |
39,92% |
57.460 |
14º |
VW VIRTUS |
20.750 |
44,27% |
46.876 |
15º |
RENAULT KWID |
20.728 |
24,35% |
85.117 |
16º |
HYUNDAI HB20 |
20.393 |
20,07% |
101.590 |
17º |
CHEVROLET SPIN |
19.062 |
67,21% |
28.361 |
18º |
VW POLO |
18.437 |
25,59% |
72.057 |
19º |
FIAT MOBI |
17.929 |
33,55% |
53.444 |
20º |
RENAULT CAPTUR |
17.378 |
60,64% |
28.660 |
21º |
FIAT UNO |
17.227 |
86,45% |
19.928 |
22º |
RENAULT DUSTER |
16.617 |
63,69% |
26.090 |
23º |
VW T-CROSS |
15.973 |
43,08% |
37.081 |
24º |
TOYOTA COROLLA |
15.293 |
26,96% |
56.727 |
25º |
FORD ECOSPORT |
14.265 |
41,70% |
34.206 |
26º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
12.093 |
45,04% |
26.852 |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
11.467 |
38,53% |
29.759 |
28º |
HYUNDAI HB20S |
11.254 |
32,25% |
34.893 |
29º |
CHEVROLET COBALT |
10.977 |
83,77% |
13.103 |
30º |
CITROËN C4 CACTUS |
9.974 |
60,68% |
16.438 |
31º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
8.109 |
45,48% |
17.829 |
32º |
NISSAN VERSA |
7.900 |
36,27% |
21.779 |
33º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
6.887 |
51,76% |
13.305 |
34º |
VW FOX |
6.585 |
17,11% |
38.487 |
35º |
FIAT CRONOS |
6.412 |
26,63% |
24.080 |
36º |
HONDA FIT |
6.118 |
25,02% |
24.457 |
37º |
TOYOTA YARIS HATCH |
6.020 |
15,97% |
37.686 |
38º |
PEUGEOT 2008 |
5.604 |
64,47% |
8.693 |
39º |
FIAT GRAND SIENA |
5.598 |
34,58% |
16.188 |
40º |
FIAT DOBLÒ |
5.201 |
94,05% |
5.530 |
41º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
5.136 |
27,08% |
18.963 |
42º |
VW TIGUAN |
4.439 |
33,95% |
13.074 |
43º |
HONDA CITY |
4.275 |
29,33% |
14.578 |
44º |
HONDA HR-V |
3.914 |
7,91% |
49.488 |
45º |
VW JETTA |
3.794 |
33,73% |
11.248 |
46º |
TOYOTA SW4 |
3.742 |
27,67% |
13.523 |
47º |
PEUGEOT 208 |
3.499 |
62,39% |
5.608 |
48º |
CHEVROLET TRACKER |
3.249 |
19,89% |
16.333 |
49º |
FIAT WEEKEND |
3.134 |
98,21% |
3.191 |
50º |
VW UP |
2.718 |
20,19% |
13.460 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2019 |
1º |
FIAT STRADA |
69.628 |
95,09% |
73.223 |
2º |
FIAT TORO |
50.757 |
77,41% |
65.566 |
3º |
VW SAVEIRO |
38.682 |
91,51% |
42.270 |
4º |
CHEVROLET S10 |
20.109 |
62,53% |
32.161 |
5º |
FORD RANGER |
14.803 |
66,63% |
22.218 |
6º |
TOYOTA HILUX |
14.376 |
35,57% |
40.419 |
7º |
FIAT FIORINO |
12.054 |
69,51% |
17.342 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
10.948 |
87,42% |
12.524 |
9º |
VW AMAROK |
10.462 |
55,32% |
18.911 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
10.154 |
75,99% |
13.363 |
11º |
RENAULT MASTER |
5.825 |
68,71% |
8.478 |
12º |
FIAT DUCATO |
4.687 |
85,39% |
5.489 |
13º |
MITSUBISHI L200 |
4.235 |
41,41% |
10.226 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
3.649 |
45,11% |
8.090 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
2.170 |
94,10% |
2.306 |
16º |
CITROËN JUMPY |
1.841 |
92,79% |
1.984 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
1.197 |
66,57% |
1.798 |
18º |
HYUNDAI HR |
779 |
19,49% |
3.996 |
19º |
VW EXPRESS |
676 |
19,33% |
3.497 |
20º |
CITROËN BERLINGO |
449 |
71,73% |
626 |
21º |
RAM 2500 |
405 |
62,12% |
652 |
22º |
IVECO DAILY 35S14 |
321 |
17,59% |
1.825 |
23º |
PEUGEOT BOXER |
219 |
98,65% |
222 |
24º |
CITROËN JUMPER |
166 |
98,22% |
169 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
109 |
6,94% |
1.571 |
26º |
FIAT UNO |
88 |
98,88% |
89 |
27º |
IVECO DAILY 30S13 |
50 |
5,90% |
848 |
28º |
IVECO DAILY |
45 |
25,71% |
175 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
25 |
8,42% |
297 |
30º |
RENAULT KANGOO |
22 |
53,66% |
41 |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
17 |
12,32% |
138 |
32º |
AGRALE MARRUÁ |
15 |
100,00% |
15 |
33º |
JAC V260 |
9 |
4,59% |
196 |
34º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
6 |
27,27% |
22 |
35º |
KIA K2500 |
4 |
0,16% |
2.430 |
36º |
HYUNDAI H350 |
3 |
100,00% |
3 |
37º |
IVECO DAILY 5516 |
3 |
3,33% |
90 |
38º |
VW KOMBI |
3 |
15,00% |
20 |
39º |
FIAT DOBLÒ |
2 |
0,04% |
5.530 |
40º |
FORD F100 |
1 |
7,69% |
13 |
41º |
FORD F250 |
1 |
25,00% |
4 |
42º |
FORD |
1 |
100,00% |
1 |
Após um mês de novembro praticamente em empate técnico com o varejo, as vendas diretas recuaram cinco pontos percentuais e representaram 44,51% do total emplacado em dezembro (251.974 unidades). Por marcas, vitória da VW (18,73%) sobre a Fiat (17,47%), com a Chevrolet (16,60%) mais uma vez em terceiro. Em quarto, a Renault (11,43%) manteve boa vantagem sobre a Ford (8,12%).
Com o Onix (6.604) no topo e o Gol (5.247) voltando à segunda posição, a principal novidade do mês foi o novato Onix Plus (4.654) bem perto do pódio, com quase 47% de suas vendas totais. A Jeep mais uma vez colocou dois modelos entre os cinco primeiros, desta vez com o Compass (4.735) em 3º e o Renegade (3.879) em 5º. Vale ressaltar que o primeiro teve mais de 80% de seus emplacamentos na modalidade.
Em seu segundo mês no top 10, o T-Cross (3.547), respondendo por mais da metade de suas vendas, registrou quase o mesmo número do Voyage (3.601). Também forte na modalidade, o Kicks (3.483), 10º na última lista, subiu uma posição. Fechando a parte de cima da tabela, o Ka Sedan (3.061) por pouco não perdeu a posição para o Sandero (2.968).
Fortes no varejo, modelos como Kwid (2.306), HB20 (1.437) e Corolla (805) foram coadjuvantes na venda direta. Como curiosidades, o Tiguan (837) ficou à frente do Ecosport (820) e o Volvo XC60 (258) foi o único premium no top 50, com mais de 60% de suas vendas.
Entre os comerciais leves, a Fiat ficou em dobro no topo, com a Strada (5.996) à frente da Toro (5.099) e a VW Saveiro (3.081) completando o pódio, todas com mais de 78% de participação na modalidade. Em mês forte, a S10 (2.490) encurtou bastante a sua desvantagem em relação à 3ª colocada e abriu boa diferença sobre a Fiorino (1.648).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.604 |
30,80% |
21.442 |
2º |
VW GOL |
5.247 |
66,67% |
7.870 |
3º |
JEEP COMPASS |
4.735 |
81,09% |
5.839 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.654 |
46,59% |
9.989 |
5º |
JEEP RENEGADE |
3.879 |
67,99% |
5.705 |
6º |
FORD KA |
3.728 |
41,78% |
8.922 |
7º |
VW VOYAGE |
3.601 |
92,86% |
3.878 |
8º |
VW T-CROSS |
3.547 |
53,49% |
6.631 |
9º |
NISSAN KICKS |
3.483 |
58,33% |
5.971 |
10º |
FORD KA SEDAN |
3.061 |
67,75% |
4.518 |
11º |
RENAULT SANDERO |
2.968 |
52,92% |
5.608 |
12º |
HYUNDAI CRETA |
2.655 |
40,08% |
6.625 |
13º |
RENAULT LOGAN |
2.648 |
84,87% |
3.120 |
14º |
RENAULT DUSTER |
2.450 |
77,26% |
3.171 |
15º |
RENAULT KWID |
2.306 |
28,21% |
8.174 |
16º |
FIAT ARGO |
2.058 |
25,61% |
8.036 |
17º |
VW VIRTUS |
1.508 |
37,06% |
4.069 |
18º |
HYUNDAI HB20 |
1.437 |
18,71% |
7.679 |
19º |
CHEVROLET SPIN |
1.387 |
60,44% |
2.295 |
20º |
FIAT MOBI |
1.384 |
32,73% |
4.228 |
21º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.219 |
40,03% |
3.045 |
22º |
FIAT UNO |
1.139 |
88,78% |
1.283 |
23º |
VW POLO |
1.086 |
17,15% |
6.331 |
24º |
RENAULT CAPTUR |
1.062 |
60,34% |
1.760 |
25º |
HYUNDAI HB20S |
949 |
27,72% |
3.423 |
26º |
CITROËN C4 CACTUS |
935 |
55,59% |
1.682 |
27º |
NISSAN VERSA |
895 |
39,94% |
2.241 |
28º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
889 |
43,86% |
2.027 |
29º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
867 |
61,19% |
1.417 |
30º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
838 |
38,41% |
2.182 |
31º |
VW TIGUAN |
837 |
54,89% |
1.525 |
32º |
FORD ECOSPORT |
820 |
25,03% |
3.276 |
33º |
TOYOTA COROLLA |
805 |
15,42% |
5.220 |
34º |
CHEVROLET COBALT |
722 |
91,86% |
786 |
35º |
FIAT CRONOS |
602 |
19,51% |
3.085 |
36º |
TOYOTA YARIS HATCH |
596 |
15,29% |
3.898 |
37º |
CHEVROLET TRACKER |
582 |
38,21% |
1.523 |
38º |
FIAT DOBLÒ |
558 |
97,04% |
575 |
39º |
HONDA HR-V |
533 |
10,36% |
5.145 |
40º |
VW FOX |
481 |
14,04% |
3.425 |
41º |
FIAT SIENA |
359 |
29,84% |
1.203 |
42º |
VW JETTA |
345 |
47,65% |
724 |
43º |
PEUGEOT 2008 |
344 |
44,62% |
771 |
44º |
TOYOTA SW4 |
335 |
28,06% |
1.194 |
45º |
HONDA CITY |
334 |
30,73% |
1.087 |
46º |
HONDA FIT |
299 |
19,54% |
1.530 |
47º |
CHEVROLET PRISMA |
293 |
22,47% |
1.304 |
48º |
VOLVO XC60 |
258 |
62,47% |
413 |
49º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
246 |
25,18% |
977 |
50º |
CHERY TIGGO 5X |
221 |
21,03% |
1.051 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ 19 |
1º |
FIAT STRADA |
5.996 |
95,54% |
6.276 |
2º |
FIAT TORO |
5.099 |
78,53% |
6.493 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.081 |
91,75% |
3.358 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.490 |
67,42% |
3.693 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.648 |
86,19% |
1.912 |
6º |
FORD RANGER |
1.482 |
63,69% |
2.327 |
7º |
TOYOTA HILUX |
1.084 |
29,70% |
3.650 |
8º |
VW AMAROK |
989 |
58,38% |
1.694 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
929 |
68,16% |
1.363 |
10º |
FIAT DUCATO |
707 |
93,52% |
756 |
11º |
CHEVROLET MONTANA |
459 |
81,96% |
560 |
12º |
RENAULT MASTER |
446 |
70,13% |
636 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
341 |
48,51% |
703 |
14º |
RAM 2500 |
280 |
93,96% |
298 |
15º |
MITSUBISHI L200 |
255 |
27,51% |
927 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
201 |
97,10% |
207 |
17º |
CITROËN JUMPY |
169 |
90,86% |
186 |
18º |
PEUGEOT PARTNER |
85 |
94,44% |
90 |
19º |
VW EXPRESS |
82 |
27,80% |
295 |
20º |
HYUNDAI HR |
63 |
15,40% |
409 |
21º |
IVECO DAILY 35S14 |
46 |
29,87% |
154 |
22º |
PEUGEOT BOXER |
20 |
95,24% |
21 |
23º |
CITROËN JUMPER |
17 |
100,00% |
17 |
24º |
CITROËN BERLINGO |
8 |
66,67% |
12 |
25º |
IVECO DAILY |
7 |
33,33% |
21 |
26º |
AGRALE MARRUÁ |
5 |
100,00% |
5 |
27º |
IVECO DAILY 30S13 |
5 |
6,41% |
78 |
28º |
RENAULT KANGOO |
2 |
100,00% |
2 |
29º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
50,00% |
2 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Além de Pulse e Fastback: os SUVs compactos eletrificados do Brasil