As vendas de veículos novos mantiveram, em 2019, a trajetória de crescimento iniciada em 2017. De acordo com os números oficiais divulgados nesta quinta-feira (02/01) pela Fenabrave, o total de emplacamentos em 2019 chegou a 2.658.927 unidades, 7,65% acima do registrado no mesmo período de 2018 (2.470.005).
Segundo Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade, o bom desempenho do setor confirmou as expectativas do início do ano passado. “A queda na taxa de juros e a manutenção do índice de inadimplência, dentro dos parâmetros aceitáveis, motivaram a confiança das instituições financeiras em ampliar a oferta de crédito, impulsionando as vendas nesses segmentos”, disse Assumpção.
Ainda segundo o executivo, a projeção é de que o mercado brasileiro registre um avanço de aproximadamente 9% em 2020. “Contamos com fatores essenciais para o crescimento das vendas de veículos, por isso, podemos manter uma visão otimista para 2020”, afirmou o dirigente.
Em seu quarto ano seguido na liderança, a Chevrolet se aproximou dos 18% de participação de mercado graças às 475.684 unidades registradas. Novamente vice-líder, a Volkswagen (414.481) encurtou levemente a diferença em relação à primeira colocada e abriu vantagem sobre a Fiat (366.135), ambas com avanços acima de 12%.
O ano de 2019 marcou ainda uma mudança no chamado G4: saiu a Ford (218.527), única entre as oito primeiras a perder espaço (-3,5%) e que por pouco também não foi batida pela Toyota (215.681), e entrou a Renault (239.227), que havia sido a sétima colocada em 2017. Quinta há dois anos, a Hyundai (207.656) caiu para sétimo. Oitava colocada nos anos anteriores, a Honda recuou quase 2% e foi superada pela Jeep por menos de 350 unidades (129.463 x 129.118). Fechando o top 10 em leve baixa, a Nissan emplacou 96.083 unidades.
Graças ao reforço do C4 Cactus, a Citroën (26.513) experimentou um crescimento superior a 30%, atrás apenas dos mais de 130% registrados pela Caoa Chery (20.182). Na disputa entre as premium, a vitória desta vez ficou com a BMW (13.142), em alta e se aproveitando da retração da rival Mercedes-Benz (12.206, -15%). Praticamente estável, a Audi (8.707) viu a perigosa aproximação da Volvo (7.915).
POS. | MARCA | TOTAL 2019 | PART. | TOTAL 2018 | PART. | % (19/18) |
1º | CHEVROLET | 475.684 | 17,89% | 434.364 | 17,59% | 9,51% |
2º | VW | 414.481 | 15,59% | 368.200 | 14,91% | 12,57% |
3º | FIAT | 366.135 | 13,77% | 325.726 | 13,19% | 12,41% |
4º | RENAULT | 239.227 | 9,00% | 214.914 | 8,70% | 11,31% |
5º | FORD | 218.527 | 8,22% | 226.437 | 9,17% | -3,49% |
6º | TOYOTA | 215.681 | 8,11% | 200.116 | 8,10% | 7,78% |
7º | HYUNDAI | 207.656 | 7,81% | 206.667 | 8,37% | 0,48% |
8º | JEEP | 129.463 | 4,87% | 106.945 | 4,33% | 21,06% |
9º | HONDA | 129.118 | 4,86% | 131.592 | 5,33% | -1,88% |
10º | NISSAN | 96.083 | 3,61% | 97.505 | 3,95% | -1,46% |
11º | CITROËN | 26.513 | 1,00% | 20.336 | 0,82% | 30,37% |
12º | MITSUBISHI | 21.881 | 0,82% | 22.133 | 0,90% | -1,14% |
13º | PEUGEOT | 21.612 | 0,81% | 23.674 | 0,96% | -8,71% |
14º | CHERY | 20.182 | 0,76% | 8.639 | 0,35% | 133,62% |
15º | BMW | 13.142 | 0,49% | 11.369 | 0,46% | 15,60% |
16º | MERCEDES-BENZ | 12.206 | 0,46% | 14.365 | 0,58% | -15,03% |
17º | KIA | 9.274 | 0,35% | 11.723 | 0,47% | -20,89% |
18º | AUDI | 8.707 | 0,33% | 8.677 | 0,35% | 0,35% |
19º | VOLVO | 7.915 | 0,30% | 6.834 | 0,28% | 15,82% |
20º | LAND ROVER | 5.875 | 0,22% | 6.754 | 0,27% | -13,01% |
... | ... | ... | ... |
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TOTAL | 2.658.927 | 100,00% | 2.470.005 | 100,00% | 7,65% |
Em dezembro
Com 251.974 emplacamentos no último mês do ano, o mercado brasileiro cresceu mais de 12% em relação ao mesmo período de 2018 e pouco mais de 9% na comparação com novembro, mesmo com os feriados dos últimos dias do ano. A Chevrolet, com 45.296 unidades, completou 50 meses na liderança entre as montadoras.
A pouco mais de 4,2 mil unidades da rival, a VW (41.087) abriu vantagem sobre a Fiat (33.894). Com reforço de vendas nos últimos dias, a Renault (23.840) garantiu a quarta posição, com mais de 2,5 mil unidades de diferença sobre a Toyota (21.314). Em baixa, a Ford (19.134) por muito pouco também não foi superada pela Hyundai (18.983).
O destaque negativo de dezembro, no entanto, foi sul-coreano. Mesmo com o reforço do novo Cerato, a Kia (676) vendeu menos do que marcas premium como Volvo (980) e Audi (839) e registrou a maior retração em relação a 2018 (-31,8%).
POS. | MARCA | DEZ 19 (A) | PART. | NOV 19 (B) | % (A / B) | DEZ 18 (C) | % (A / C) |
1º | CHEVROLET | 45.296 | 17,98% | 41.357 | 9,52% | 41.573 | 8,96% |
2º | VW | 41.087 | 16,31% | 37.277 | 10,22% | 33.594 | 22,30% |
3º | FIAT | 33.894 | 13,45% | 32.657 | 3,79% | 27.802 | 21,91% |
4º | RENAULT | 23.840 | 9,46% | 21.275 | 12,06% | 20.611 | 15,67% |
5º | TOYOTA | 21.314 | 8,46% | 18.313 | 16,39% | 19.937 | 6,91% |
6º | FORD | 19.134 | 7,59% | 19.232 | -0,51% | 19.022 | 0,59% |
7º | HYUNDAI | 18.983 | 7,53% | 16.346 | 16,13% | 17.968 | 5,65% |
8º | JEEP | 11.586 | 4,60% | 11.459 | 1,11% | 10.276 | 12,75% |
9º | HONDA | 11.351 | 4,50% | 10.799 | 5,11% | 10.841 | 4,70% |
10º | NISSAN | 9.747 | 3,87% | 8.224 | 18,52% | 8.752 | 11,37% |
11º | CITROËN | 2.292 | 0,91% | 1.929 | 18,82% | 2.226 | 2,96% |
12º | CHERY | 2.190 | 0,87% | 1.902 | 15,14% | 1.147 | 90,93% |
13º | MITSUBISHI | 1.846 | 0,73% | 1.832 | 0,76% | 1.970 | -6,29% |
14º | PEUGEOT | 1.583 | 0,63% | 1.940 | -18,40% | 1.757 | -9,90% |
15º | BMW | 1.484 | 0,59% | 1.177 | 26,08% | 1.125 | 31,91% |
16º | MERCEDES-BENZ | 1.238 | 0,49% | 915 | 35,30% | 1.221 | 1,39% |
17º | VOLVO | 980 | 0,39% | 754 | 29,97% | 762 | 28,61% |
18º | AUDI | 839 | 0,33% | 817 | 2,69% | 896 | -6,36% |
19º | KIA | 676 | 0,27% | 662 | 2,11% | 991 | -31,79% |
20º | LAND ROVER | 641 | 0,25% | 419 | 52,98% | 598 | 7,19% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 251.974 | 100,00% | 230.907 | 9,12% | 224.841 | 12,07% |
Fonte: Fenabrave