Próximo Ford Focus RS terá ajuda elétrica para ultrapassar os 400 cv
Motor 2.3 turbo manterá sua posição, mas o sistema híbrido leve está em estudo (e mais que isso)
Se por aqui ficamos sem o Ford Focus e nunca sequer consideramos ver em nossas ruas as versões ST e RS oficialmente, o mercado europeu segue com a família sendo bem vendida inclusive - um a cada 135 segundos no Velho Continente. E por isso há uma boa expectativa na próxima geração do Focus RS, um concorrente de peso para o Mercedes-AMG A45 e Audi RS3, por exemplo.
Os primeiros rumores sobre ele já começam a aparecer. Ele deverá manter o motor 2.3 turbo da família EcoBoost, mas ganhará um sistema híbrido leve para ajudar ele a ir dos 350 cv atuais para mais de 400 cv, ficando páreo aos seus oponentes alemães. Também será útil para melhorar a eficiência energética, principalmente em baixas velocidades.
Porém, algo a mais é esperado para o próximo Ford Focus RS. Se hoje ele possui tração integral, o motor 2.3 turbo será responsável apenas pelo eixo dianteiro, sendo que o traseiro será um eixo elétrico. O sistema é mais simples que o tradicional, sem a necessidade de eixo cardã ou caixas de transferência e manterá o modo drift como o atual.
Segundo a revista Car Magazine, o Ford Focus RS será um modelo 2021, com uma provável apresentação em 2020. Mas isso apenas na Europa e Estados Unidos, provavelmente. Para o brasileiros, resta a importação independente ou apenas sonhar.
Galeria: Ford Focus RS 2016
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford diz que "é muito cedo para especular" sobre o novo Focus RS
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Ford admite problema no motor 2.3 EcoBoost dos primeiros Focus RS
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Ford lança sistema de freio de mão "de drift" para o Focus RS
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos