Usar os blocos de Lego para construir motores, inclusive funcionais, não é algo incomum, mas nada como a proposta desde grande e detalhado modelo de um 4.0 6 cilindros em linha que equipou modelos da Jeep nos anos 1980 e 1990. O projeto ainda precisa de apoio e está no programa Lego Ideas.

Galeria: Lego Ideas - Motor 6 cilindros da Jeep

A versão 4.0 deste 6 cilindros foi lançado em 1987 no Cherokee, Wagoneer e na picape Comanche. Mas a estrutura geral é mais antiga, presente em carros da AMC com menor cilindrada. Ele evoluiu com o tempo e foi utilizado até os modelos 2006 da Jeep. 

A versão de Lego inclui uma corrente funcional para operar o comando de válvulas. O virabrequim comanda as bielas e pistões. Há também carburador e distribuidor do sistema de ignição. Quando completo, ele mede 431,8 mm de comprimento, 381 mm de altura e 279,4 mm de largura. 

O kit deve ter em torno de 3 mil peças. O projetista diz que todas já existem no catálogo da Lego, exceto pelas mangueiras de borracha do distribuidor e pela corrente. As cores não são originais. 

Para este modelo ser considerado para a produção em massa pela Lego, a proposta precisa de 10 mil apoiadores. Até agora, 158 pessoas se inscreveram. E mesmo depois disso, não há a garantia que a Lego o transforme em um produto para as lojas.  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com