Confirmado para o Brasil em 2020, o novo Peugeot 208 adianta alguns detalhes da versão de entrada para o nosso mercado através do registro de desenho industrial feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). As imagens mostram tanto a configuração de entrada do carro quanto a mais completa. Embora o design seja o mesmo, teremos uma opção mais simples, que perde os faróis em LED e tem rodas com calota.
O novo Peugeot 208 tem uma versão básica na França, chamada Like. Nela, o carro vem sem as luzes diurnas em LED no vertical, que descem pela frente do veículo como se fossem presas. Em seu lugar, a marca coloca uma peça cinza. Os faróis perdem as lâmpadas em LED para usar unidades halógenas mais baratas. E as rodas de 15” tem calotas.
As imagens de patente no INPI mostram o carro praticamente igual. A única alteração que pode ser notada é a ausência do emblema “208” no espaço entre a grade e o capô. Todos os outros elementos são iguais, inclusive na traseira. A Peugeot já havia sinalizado que pretendia lançar o carro na América Latina sem fazer alterações no design.
Além dos equipamentos mais simples da versão Like, a diferença em relação ao modelo mais caro é que este último ganha saída dupla de escapamento. Isto deve ser adotado nas configurações com o novo motor 1.2 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. O hatch ainda terá o 1.2 aspirado de 82 cv usado pelo 208 atual e o 1.6 aspirado de 115 cv nas versões intermediárias. Até o momento, o hatch não tem nenhuma configuração com o 1.6 THP, mas isso mudará em breve, pois a marca trabalha em um novo 208 GTi de 225 cv.
Embora a INPI não mostre imagens do interior, é possível que ele siga a versão Like oferecida na França. Nesta configuração, o 208 mantêm a peça central para a central multimídia, mas com uma pequena tela para o rádio mais simples, com botões nas laterais. O volante fica sem os comandos e o cluster adota um computador de bordo simplificado no centro, usando contadores analógicos. O acabamento também é diferente, sem os detalhes em black piano no console central e nos controles do ar-condicionado.
O novo Peugeot 208 será produzido em El Palomar (Argentina), com o início da fabricação marcado para o segundo semestre de 2020. O hatch chegará ao nosso país no final do ano que vem, com uma possível apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. A geração atual do compacto seguirá sendo feito em Porto Real (RJ), servindo de opção de entrada da marca. Até mesmo o elétrico e-208 virá ao nosso mercado, mas em um segundo momento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)