Freelander de volta? Land Rover planeja SUV barato com base de Tata

Ampliação da gama faz parte da estratégia de crescimento da marca

Tata Harrier Tata Harrier

Os planos de crescimento da Land Rover para os próximos anos prometem ir muito além de somente atualizar o portfólio com novas gerações de modelos já conhecidos. Conforme relata reportagem da revista britânica Autocar, a marca planeja ampliar a gama com a chegada de opções inéditas e atingir novos públicos e nichos através de novas faixas de preço.

Será o caso, por exemplo, do projeto de um misterioso veículo off-road barato, que vem sendo internamente conhecido pelo código L860. Detalhes ainda são mantidos sob sigilo, mas tudo indica que a novidade poderia custar a partir de 25.000 libras esterlinas (R$ 135.900 numa conversão simples). Para efeito de comparação, os veículos mais baratos da marca atualmente são Discovery Sport e Range Rover Evoque, que custam ao redor das 31.000 libras (R$ 186.500).

Ainda segundo a publicação, o projeto vem sendo apelidado também de Land Rover 80 (referência ao clássico modelo do passado) e deverá tomar como base uma versão simplificada da plataforma D8 que atualmente sustenta os modelos Evoque e Discovery Sport. Na prática, seria a mesma arquitetura Omega-Arc usada pela indiana Tata no SUV Harrier.

Sob o capô, são esperados motores de 3 e 4 cilindros turbinados, incluindo um 1.5 da família Ingenium equipado com sistema híbrido-leve. O sistema de tração será baseado no conhecido Terrain Response e, portanto, adaptável para diferentes tipos de terreno, como areia, neve, lama e cascalho.

Seria a volta de um modelo aos moldes do primeiro Freelander, que tinha até versão de 2 portas com capota de tecido, embora com conceito atualizado aos dias de hoje.

Defender de luxo

Além do off-road de entrada, a Land Rover planeja uma variante luxuosa da nova geração do Defender. Detalhes também são restritos, mas tudo indica que poderia ser um modelo totalmente elétrico e munido de visual exclusivo. No interior, também são esperadas atualizações que possam deixar o modelo ainda mais refinado para justificar o preço superior.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com