A Volkswagen definitivamente entrou numa nova fase no Brasil. Ou melhor, na fase dos SUVs. No mesmo momento em que celebra a liderança entre os SUVs compactos com o T-Cross no mês de novembro, a marca anunciou o nome do próximo lançamento no setor: o Nivus, mas a marca não irá parar por aí. Depois do novo crossover, virá outro modelo importante para ampliar a participação da marca no mercado: o Projeto Tarek. 

Em conversa com jornalistas na sede da montadora no ABC paulista, Pablo di Si, CEO e Presidente da Volkswagen América do Sul, confirmou que o lançamento do novo SUV médio deve acontecer no fim do ano que vem, ou no máximo início de 2021. 

Como antecipado por flagras feitos por Motor1.com ao longo deste ano, o executivo confirmou que o visual do novo SUV será diferente do modelo chinês, Tharu. O mesmo vale para o acabamento interno, o qual terá alterações para agradar o consumidor brasileiro e trará novos itens de tecnologia e conectividade.

Outro ponto a respeito da novidade será o nome. Di Si contou que o nome Tarek faz referência somente ao projeto. Após a revelação da denominação Nivus no lugar do esperado T-Sport, a afirmação deixa claro que a montadora deve apostar em um nome inédito, ou seja, nem Tarek, nem Tharu, para o mercado latino-americano.

Galeria: Volkswagen Tharu - Fotos oficiais

Dois SUVs + uma picape

Depois de passar um bom tempo sem novidades no mercado brasileiro pela falta de produtos no segmento de SUVs, a Volkswagen conseguiu mudar o cenário em praticamente dois anos. Primeiro com a chegada da nova geração do Tiguan, vendido com opções de motores turbo 1.4 e 2.0. Na sequência, o T-Cross chegou e, como mostram os resultados de novembro, já se consolida com uma das principais opções do segmento, com a oferta de motores 1.0 e 1.4, ambos turbo. No primeiro semestre de 2020 será a vez do Nivus, um crossover construído sobre a plataforma MQB com o mesmo entre-eixos do Polo, mas que entregará o visual de estilo cupê e mais espaço no porta-malas. 

Entre o fim do segundo semestre de 2020 e início de 2021 será a vez do rival do Jeep Compass. Fruto do projeto Tarek, o novo SUV médio terá suas primeiras unidades produzidas, a chamada série 0, a partir de setembro na Argentina. Isso significa que o lançamento oficial deve acontecer no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, mas as vendas e entregas acontecerão somente no começo de 2021. De acordo com nossos amigos do Argentina Auto Blog, a produção em série começa em janeiro de 2021. 

Volkswagen Nivus 2020 - Teaser
Volkswagen Tarok Concept Live Photos

O resultado desta estratégia já tem efeitos diretos na participação de mercado. Todas as regiões mundiais tiveram queda no acumulado de 2019, mas em todas as Volkswagen conseguiu retrair menos que o mercado. Um exemplo é o imenso mercado chinês, que recuou impactantes 7,3%, enquanto a VW retraiu apenas 0,9%. Na América do Sul, mesmo com a forte crise na Argentina, a Volkswagen cresceu 2,1% frente a uma queda geral de 5,6%. Para o executivo, a gama renovada e a chegada dos novos lançamentos (Nivus, Projeto Tarek e a picape Tarok) devem fazer a marca dobrar o crescimento em 2020 frente ao conquistado neste ano. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com