A Volkswagen confirma nesta quarta-feira (4) o nome oficial do projeto New Urban Coupe: Nivus. Conhecido até então como T-Sport, o modelo é uma derivação crossover do Polo, com altura do solo elevada e teto curvo e alongado, com caimento estilo cupê. O modelo será lançado no segundo trimestre de 2020. 

Veja também

Junto com a revelação do nome, a VW divulgou um curto vídeo-teaser do modelo, que antecipa alguns detalhes de design, mas ainda sem revelar o carro por completo. Pelo que apuramos, ele usará exatamente a mesma base do Polo, com entre-eixos de 2,56 m (o T-Cross tem 2,65 m como no Virtus), mas terá o balanço traseiro mais longo para oferecer maior porta-malas que o hatch. 

VW Nivus 2020
VW Nivus 2020

Pelas imagens, já podemos perceber que a dianteira terá visual exclusivo em relação ao Polo e T-Cross (com faróis mais estreitos e puxados para cima), enquanto a traseira também será diferente, com lanternas duplas que invadem a tampa do porta-malas. Na lateral, o teto curvo será complementado por um rack saliente, que aparenta ser funcional. 

Além de ser o primeiro SUV-cupê compacto do mercado brasileiro, o Nivus será responsável por estrear a nova central multimídia da VW, totalmente desenvolvida no Brasil. Promete interface inédita e funcionamento mais intuitivo. 

Será equipado exclusivamente com o motor 1.0 TSI e câmbio de 6 marchas, seja manual ou automático. Uma novidade é que, enquanto o modelo automático virá com o motor de 128 cv, o manual deve estrear uma versão mais mansa do propulsor, com mudanças no turbo para render 116 cv. A tração será sempre dianteira em todos os casos. 

Ainda sem preços definidos, o Nivus atuará entre o Polo e o T-Cross, com valores estimados entre  R$ 75 mil e R$ 90 mil. Depois dele, a VW voltará suas atenções para o Tarek, SUV de porte médio que será feito na Argentina a partir do fim do ano que vem e virá brigar contra o Jeep Compass no Brasil em 2021. 

Fotos e vídeo: divulgação

 

Galeria: Volkswagen Nivus 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com