Tesla Cybertruck é a picape elétrica com autonomia de até 800 km

Inspirada em modelos de ficção científica, picape já está sendo vendida, mas só será entregue em 2021

Tesla Cybertruck Tesla Cybertruck

Rodeada por veículos icônicos da ficção científica, como dos filmes Blade Runner e De Volta Para o Futuro, a Tesla apresentou sua própria ideia de picape elétrica com cara de futurista. Batizada como Cybertruck, ela parece ter saído diretamente de uma produção sci-fi da década de 1980.

Não tem como confundir a Tesla Cybertruck com qualquer outra coisa nas ruas. Além de seu visual incomum, ela tem uma carroceria feita de liga de aço inox que Elon Musk diz ser resistente a amassados, arranhões e, como ele fez questão de demonstrar na apresentação, até golpes de marreta. Na verdade, o executivo afirma que a picape é a prova de balas de 9 mm, e que o vidro também é muito forte - embora tenha quebrado durante a demonstração. 

Tem uma carroceria bem forte, mas e o resto do veículo? Musk divulgou alguns números bem interessantes para a picape, dizendo que ela alcança os 96 km/h (60 mi/h) em 2,9 segundos na versão topo de linha com tração integral. Percorre um quarto de milha (402 metros) em 10,8 segundos e faria curvas "como se estivesse em trilhos". Em sua versão mais eficiente (a Tesla venderá três configurações da picape), ela passa de 800 km de autonomia com uma única carga, enquanto a opção mais barata pode rodar por mais de 400 km.

À primeira vista, aprece ser impossível que a picape seja tão boa assim em fazer curvas, mas a Cybertruck é equipada com uma suspensão a ar adaptativa, que pode elevar a Cybertruck até ter um vão livre de 40 centímetros. O ajuste pode ser feito com a picape em movimento e ainda tem um modo de carga, para abaixar somente a caçamba, facilitando o acesso de alguns modelos, como o quadriciclo que a Tesla revelou no mesmo evento.

Serão três opções de motorização para a picape. A primeira usa um único motor elétrico e tração traseira, a intermediária adota um segundo motor que move também as rodas dianteiras, e a versão mais cara adota um conjunto com três propulsores. É capaz de andar na terra, aproveitando os 35° de ângulo de entrada e 28° de saída. Tem capacidade de reboque de até 6 toneladas, enquanto a caçamba consegue carregar até 1,5 tonelada.

A Tesla Cybertruck já está em pré-venda nos EUA, com preço inicial de US$ 39.900 (R$ 167,4 mil) na versão de tração traseira e com só um motor. A opção mais cara com três propulsores elétricos será vendida por US$ 69.900 (R$ 293,3 mil). Como comparação, a Ford F-150 Raptor com cabine dupla custa US$ 53.205 (R$ 223,2 mil). As entregas começarão apenas no 2º semestre de 2021 e na versão de entrada, o que pode ser um problema, já que a Ford trabalha em uma F-150 elétrica e a Chevrolet confirma que irá entrar no segmento.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com