Desde que o Touareg saiu de linha no Brasil no início de 2019, a Volkswagen ficou sem um SUV mais refinado que pudesse ocupar o espaço no topo da linha, entregando este papel para o Tiguan Allspace R-Line. E como a nova geração do Touareg ficou muito cara para o nosso mercado, a fabricante está estudando outras possibilidades. Uma delas é o Volkswagen Atlas Cross Sport, versão cupê do SUV e que é apresentado a público no Salão de Los Angeles.
O Volkswagen Atlas Cross Sport se apoia em dois aspectos para se diferenciar do Atlas normal. Para começar, ele tem um design de cupê, com o teto mais inclinado na parte traseira, enquanto a versão convencional é mais parecida com o que vemos no Touareg ou no Tiguan. Além disso, ele tem espaço para cinco pessoas, descartando a terceira fileira de assentos.
Estas duas mudanças fazem com que o Cross Sport possa ser menor, mantendo o entre-eixos de 2,97 metros, mas reduzindo o balanço traseiro em 7,1 centímetros. Ou seja, agora ele mede 4,97 metros de comprimento, um tamanho mais fácil de lidar do que o grandalhão de sete lugares. Ainda tem um porta-malas generoso, de 1.141 litros (subindo para 2.203 litros com os bancos traseiros rebatidos).
É oferecido nos EUA com duas motorizações. A versão mais barata usa o 2.0 turbo de 239 cv e 35,7 kgfm de torque, enquanto as mais caras adotam o 3.6 V6 de 280 cv e 36,8 kgfm. Ambos usam o câmbio automático de oito marchas e podem receber o sistema de tração integral 4Motion. Como o Tiguan Allspace já usa o 2.0 TSI (embora com 220 cv), o Atlas Cross Sport poderia apostar no V6 para se diferenciar ainda mais do crossover menor.
Como o Atlas é a opção topo de linha da empresa nos EUA, o Volkswagen Atlas Cross Sport vem tão equipado quanto, com sistema de som premium com 12 alto-falantes, painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência em faixa, internet com conexão 4G LTE e mais.
Em 2017, a VW fez uma apresentação na Argentina, mostrando um slide que confirmada 20 lançamentos até 2020 na América Latina e listando cada um deles. Entre eles estava o Atlas, indicando sua chegada ao Brasil. Como o SUV de sete lugares já está no mercado há um tempo e até agora não apareceu por aqui, começaram os rumores de que a fabricante estaria esperando pela opção de cinco lugares, para posicionado no lugar que era do Touareg.
Fotos: divulgação e Daniel Messeder
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