Um dos lançamentos mais quentes de 2018, o BMW Série 3 agora participa da rodada de testes do Euro NCAP, orgão ainda mais exigente que o nosso Latin NCAP. Tanto o sedã quanto a perua (que infelizmente não temos por aqui) foram bem avaliados nos diversos quesitos avaliados, tanto proteção adulto, crianças quanto para pedestres.

Para adultos, o BMW Série 3 levou 37,1 pontos de 38 possíveis. Só não gabaritou pela proteção "adequada" nas pernas dos ocupantes dianteiros no impacto parcial em barrera deformável e na região do tórax no impacto frontal em barreira fixa. Em impacto lateral, pontuação total tanto para o ocupante dianteiro quanto traseiro.

Euro NCAP - BMW Série 3
Euro NCAP - BMW Série 3

Quando falamos em crianças, foram 42,8 pontos de 49 possíveis. A única observação foi no impacto frontal para a criança de 6 anos a proteção apenas "adequada" no pescoço. Como não há Isofix no banco dianteiro ou na parte central do traseiro, ele perde pontos. Ao menos a instalação foi elogiada, com pontuação total. 

O Euro NCAP avalia também a proteção para pedestres e sistemas de segurança ativa. Para pedestres, foi criticada a proteção pobre perto dos faróis e na região das colunas A. O detector de pedestres funciona bem ao atravessar a estrada e ao sair do meio do trânsito, mas teve observação na detecção do pedestre no caminho. Para ciclistas, foi positivo.

Os sistemas de condução também foram avaliados. O assistente de faixa foi categorizado como bom e a interface entre homem e máquina, adequada. O sistema de frenagem automático funcionou como esperado em todas as situações. 

Galeria: Novo BMW 330i (lançamento Brasil)

O BMW Série 3 é vendido no Brasil em duas versões, 320i e 330i, ambas produzidas no Brasil com o motor 2.0 turbo e câmbio automático de 8 marchas. Os preços vão de R$ 195.950 a R$ 269.950, dependendo da versão escolhida e seus equipamentos de série. 

Galeria: Euro NCAP - BMW Série 3

Envie seu flagra! flagra@motor1.com