Projeto conjunto de novas Ranger e Amarok está congelado, diz agência
Fabricantes estariam discutindo sobre contrato para que Ford produza a picape da VW
Ford e Volkswagen fizeram uma parceria para desenvolver em conjunto veículos comerciais, elétricos e autônomos. Este acordo deveria dar origem à nova geração tanto da Ranger quanto da Amarok, que seriam produzidas em General Pacheco, na Argentina. No entanto, a Agência AutoData ouviu fontes ligadas às duas empresas e descobriu que o chamado Projeto Cyclone está paralisado. Ambas foram procuradas pela agência e não comentaram o assunto.
Galeria: Ford Ranger 2020
De acordo com a AutoData, a razão não é a crise na Argentina, e sim um problema no contrato para a Ford produzir a Amarok para a Volkswagen. Este desentendimento está acontecendo diretamente nas matrizes das duas fabricantes, sem envolvimento das filiais na América Latina. E, pela demora para resolver este problema, descrito como um “curto-circuito” pela fonte ouvida pela agência, pode fazer com que o plano original de lançar a picape em 2022 não seja cumprido.
No momento, as fabricantes estão olhando para duas soluções. A primeira é adiar o lançamento e retomar o Projeto Cyclone quando o impasse for resolvido. Já a segunda solução, mais imediata, seria separar os projetos para que cada uma desenvolva sua própria picape, algo que pode acontecer, pois a Ford já avançou e até existe uma imagem de como a Ranger pode ficar. Também não seria estranho caso a Ford seguisse no desenvolvimento da nova Ranger e depois cedesse a plataforma para a Volkswagen criar a Amarok.
Este problema entre Ford e Volkswagen acaba lembrando o que aconteceu com a Autolatina, a infame parceria entre as duas fabricantes nos anos 1980 e 1990 para compartilhar carros e caminhões. As duas montadoras começaram a ter divergências por conta de filosofias e estratégias diferentes, além do receio de compartilhar as tecnologias, já que continuavam a ser rivais no resto do mundo.
Galeria: Volkswagen Amarok V6 - Lançamento
As novas gerações da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok seriam apenas uma parte de um acordo global entre as duas fabricantes. A parceria ainda dará origem a veículos comerciais e compartilhamento de tecnologias para autônomos e elétricos – rumores falam até da Ford usar a plataforma modular elétrica MEB para lançar começar sua linha de EVs. Mas, pelo visto, as coisas não serão tão simples assim...
Fonte: Agência AutoData
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'