CEO Thierry Bolloré é afastado da Renault e acusa empresa de golpe

Clotilde Delbos comandará montadora interinamente

Thierry Bolloré Thierry Bolloré

Poucos dias depois da Nissan promover uma série de alterações em seus principais postos globais de comando, chega a vez de a Renault seguir exatamente pelo mesmo caminho. Em anúncio oficial, o conselho de administração da marca confirmou a saída imediata de Thierry Bollorè dos cargos de CEO e presidente global da empresa, após menos de um ano de atuação. Em seu lugar, a diretora financeira Clotilde Delbos foi nomeada interinamente até que seja anunciado um novo nome em definitivo para comandar a companhia. Também de forma temporária, Jean-Dominique Senard, que preside o conselho, assumirá o posto de presidente da Renault.

“Nesta reunião, o conselho de administração decidiu encerrar o mandato de Thierry Bolloré como CEO da Renault SA e presidente da Renault com efeito imediato. O conselho também decidiu nomear, com efeito imediato, a Sra. Clotilde Delbos como CEO da Renault SA por um período intermediário, até que um processo seja concluído para nomear um novo CEO", diz o documento.

O anúncio veio logo depois do surgimento de relatórios falando sobre a intenção dos franceses de cortar todas as conexões restantes com o ex-chefe Carlos Ghosn. Bollorè era considerado próximo a Ghosn, sendo um dos primeiros executivos da Renault a condenar a prisão do brasileiro e acusar a Nissan de promover conspiração. A partir daí, os japoneses passaram a não mais confiar em Bollorè.

Pouco antes do anúncio da destituição, o executivo disse que tudo não passa de "um golpe" e um "choque de poder". "A brutalidade e a natureza totalmente inesperada do que está acontecendo são surpreendentes", disse. "No nível operacional, não vejo onde está a falha".

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com