O Conselho de Administração da Nissan confirma nesta semana o executivo Makoto Uchida como novo CEO da empresa. Até então vice-presidente sênior do grupo, Uchida terá a missão de ocupar o cargo deixado em meados de setembro por Hiroto Saikawa, que se desligou da companhia após uma série de operações financeiras consideradas inadequadas, apesar de não ilícitas - como a fraude fiscal que tirou o brasileiro Carlos Ghosn do comando da empresa em 2018. 

Além disso, o conselho nomeou o atual Chief Operating Officer da Mitsubishi Motors Corporation, Ashwani Gupta, como Representative Executive Officer e Chief Operating Officer (COO) da Nissan. Enquanto isso, o vice-presidente sênior da Nissan, Jun Seki, foi nomeado vice-Chief Operating Officer, reportando-se a Gupta.

Galeria: Nissan Juke 2020

"O conselho concluiu que Uchida é o líder indicado para impulsionar os negócios. O Comitê de Nomeação da Nissan liderou o processo de nomeação e avaliou minuciosamente os candidatos, de acordo com a nova estrutura de três comitês de governança, estabelecida em junho. Contamos com Uchida para liderar a companhia como uma só equipe, imediatamente focado na recuperação dos negócios e revitalização da empresa. Esperamos que Gupta e Seki contribuam com seus conhecimentos e experiência para apoiar o novo CEO", disse o presidente do Conselho de Administração, Yasushi Kimura.

Uchida tem 53 anos e chegou à Nissan em 2003. Desde 2018, ocupava as funções de vice-presidente sênior e estava também à frente das operações do grupo na China. As nomeações serão efetivadas até o dia 1º de janeiro de 2020.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com