Herdeiro da Peugeot passa a chefiar projeto de inédita picape média
Caminhonete desenvolvida em parceria com a chinesa Changan será lançada em 2021
As expectativas da Peugeot em torno do lançamento de sua esperada picape média global parecem ser as maiores possíveis. Prova disso é que a marca acaba de designar ninguém menos que Xavier Peugeot (descendente direto dos fundadores da empresa) para chefiar os detalhes finais do desenvolvimento da caminhonete.
Segundo informado, o executivo passará a comandar todo o setor de veículos comerciais do grupo PSA e dará atenção especial para a picape, cujo lançamento é considerado estratégico para os planos globais de crescimento da companhia. A estreia está programada para 2021 e a América Latina será um dos primeiros mercados a receber a novidade.
Galeria: Changan Kaicheng F70
Conforme já adiantado, a picape da PSA está sendo desenvolvida em parceria com a chinesa Changan, sendo o projeto dividido na proporção 50-50 entre as duas empresas. No caso dos chineses, a estratégia já originou um modelo chamado Kaicheng F70 (fotos acima). Para a versão francesa, haverá design próprio na dianteira (flagra abaixo) e interior completamente remodelado, com inspiração vinda diretamente do SUV 3008, com painel projetado dentro do conceito i-Cockpit.
A PSA também confirma que seu modelo terá motores do próprio grupo, sendo o mais cogitado até agora o 2.0 BlueHDI de 180 cv (usado em modelos Peugeot e Citroën na Europa), que virá combinado a câmbios automático e manual.
Já em termos dimensionais, tudo indica que ambas as versões serão praticamente idênticas. Desse modo, podemos esperar algo em torno de 5,33 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,87 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. O modelo chinês usa pneus 265/65 R17 ou 265/60 R18, dependendo da versão. A capacidade de carga será de uma tonelada e a tração, 4x4.
Para a América Latina, todos os rumores indicam que a produção será concentrada na fábrica de Nordex, no Uruguai, que já produz as vans Peugeot Expert e Citroën Jumpy e tem se tornado referência na montagem de comerciais leves. A planta argentina de El Palomar, que chegou a disputar o investimento, ficará livre para produzir exclusivamente veículos montados sobre a plataforma CMP, em especial as novas gerações de 208 e 2008.
Peugeot Pick-Up só para a África
Lançada em 2017, a chamada Pick-Up, vendida sob a bandeira da Peugeot, não tem qualquer relação com o novo projeto. Trata-se de um modelo feito junto com outra chinesa, a Dongfeng, tomando como base a plataforma da Nissan Frontier de 1980. É vendida apenas em alguns países da África e produzida na Tunísia ao ritmo anual de 3.000 ou 4.000 unidades.
Fonte: Autoblog Argentina
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 13:00 Renault Symbioz 2024 adianta futuro SUV brasileiro da marca
- 12:00 Toyota Hilux perde polêmico aerofólio das versões SRX Plus e GR-Sport
- 11:00 Stellantis pode colocar motores a combustão de volta em carros elétricos
- 10:00 BMW trocará nome de carros a combustão por conta dos elétricos
- 09:00 Citroën Basalt finaliza testes e será lançado no Brasil no segundo semestre
- 08:00 Comparativo Chevrolet Spin vs. Citroën C3 Aircross: experiência conta
- 12:00 Os detalhes do Bao 5, o Leopardo chinês que a BYD vai vender no Brasil
- 11:00 Perto de mudar, Peugeot 2008 tem desconto com preço de Renault Kardian