Previsto para maio de 2020, o Volkswagen T-Sport será a opção abaixo do T-Cross para o nosso mercado, apostando em um visual de cupê para se diferenciar dos rivais no segmento dos crossovers compactos. Agora o jornalista especializado Douglas Mendonça, o primeiro a revelar que ele seria um SUV-cupê, apurou que o modelo será vendido apenas com o motor 1.0 TSI, mas com duas versões: de 116 cv e 128 cv.
A receita para criar o Volkswagen T-Sport será usar a plataforma MQB-A0 na versão do Polo, de 2,56 metros, ao invés da medida de 2,65 m do Virtus. Mendonça diz que ele deve chegar aos 4,15 metros de comprimento por causa dos balanços dianteiros e traseiros. Mesmo com o teto mais baixo dos SUVs-cupê, o T-Sport terá 1,55 m de altura, valor próximo dos 1,57 m do T-Cross, consequência da suspensão mais alta e com curso maior. O jornalista diz ainda que terá rodas de 16” com pneus 205/60 na versão de entrada, enquanto as mais caras adotarão pneus 205/55 em rodas de 17”. O porta-malas deve contar com 300 litros de capacidade.
Ao contrário dos rumores anteriores, de que teria o motor 1.6 MSI na versão de entrada, Mendonça apurou que a Volkswagen apostará somente no 1.0 TSI de três cilindros. Os modelos mais caros terão o mesmo motor que Polo, Virtus e T-Cross, com 128 cv e 20,4 kgfm, sempre com a transmissão automática de 6 marchas.
Já a versão mais barata adotará uma variante menos potente, sem o variador de fase no comando das válvulas de escape, mas com novo intercooler e turbo. As mudanças farão com que produza 116 cv a 5.500 rpm e 17,3 kgfm a 1.500 rpm. São números próximos dos 117 cv e 16,5 kgfm do 1.6. E estará disponível somente com o câmbio manual de 6 posições.
A faixa de preço apurada por Mendonça bate com o que foi publicado por Motor1.com, com valor inicial próximo de R$ 70 mil na versão 1.0 turbo de 116 cv, enquanto a variante topo de linha de 128 cv alcançaria os R$ 85 mil. É possível que a Volkswagen crie uma versão para PCD com menos equipamentos, mas com o câmbio automático e o motor de 128 cv, custando menos de R$ 70 mil para aproveitar ao máximo os benefícios.
Embora o visual externo do Volkswagen T-Sport seja diferente, a cabine deve ser bem próxima do T-Cross e do Polo, com as mesmas linhas e materiais no acabamento. Pode esperar por opções coloridas para o console central. Trará uma lista de equipamentos semelhante à do Polo, com controle de estabilidade e tração de série, assim como quatro airbags. A fábrica em São Bernardo do Campo (SP) começará a produção pré-série em outubro, mas o lançamento é previsto somente para maio.
Fonte: Carros e Garagem
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape