Aos poucos vamos descobrindo os detalhes do futuro crossover do Polo. Um registro de marca feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) mostra que a fabricante trabalha no Volkswagen T-Sport – e este pode ser o nome do carro que ficará abaixo do T-Cross no mercado nacional. Será produzido em São Bernardo do Campo e tem lançamento previsto para 2020.

SUVs VW 2020

A existência deste modelo já foi confirmada pela própria Volkswagen, durante a apresentação do Tiguan no Brasil. Na ocasião, a fabricante disse que iria lançar um novo crossover, no mesmo segmento que Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway. Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América do Sul, revelou em entrevista ao Estadão Conteúdo que este carro será apresentado em 2020 e que a fábrica já começou a preparação da linha.

Tudo indica que o T-Sport será um modelo além de uma simples versão aventureira, como feito com o recém-lançado Fiat Argo Trekking, adotando uma estratégia semelhante à do Honda WR-V. Ou seja, terá design e nome próprio, para que não seja uma simples variante do Polo. Esta informação ganhou força com a suspensão de parte da produção da fábrica em São Bernardo do Campo para adaptações na linha, algo desnecessário caso fosse apenas uma versão com para-choque alterado.

Volkswagen T-Sport - INPI

E o nome indica um pouco de esportividade, algo que já foi levantado pela revista Motor Show. Na reportagem, a publicação diz que fontes adiantaram que seria um “crossover revolucionário” e o primeiro “SUV cupê” da marca, além de ser o mais acessível do mercado. As linhas usadas pelos cupês trazem essa esportividade, além de diferenciá-lo visualmente do T-Cross, mais quadradinho.

A VW ainda trabalha em um SUV médio, o Tarek, que será produzido na Argentina e entrará no mesmo segmento que o Jeep Compass em 2021.

Projeção: Kleber Pinho

Envie seu flagra! flagra@motor1.com