A produção do Ford EcoSport em Camaçari (BA) comemora a marca de 500 mil unidades fabricadas da segunda geração do crossover, desde 2012. Ao somar as unidades da geração anterior, a produção total alcança ultrapassa 1,2 milhões de veículos desde 2003. A marca ainda diz que 59% dos EcoSport produzidos foram vendidos no Brasil, enquanto os 41% foram exportados para Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai.
Primeiro carro global desenvolvido pela marca no Brasil, o Ford EcoSport passou a ser produzido em países como China, Índia e Romênia, alcançando 150 mercados diferentes. Começa a ser substituído em alguns deles, como será o caso da Europa, onde o novo Puma tentará brigar diretamente com os rivais, deixando o EcoSport como uma opção de entrada.
Apesar de ter dominado o segmento dos SUVs compactos desde o seu lançamento, o crossover começou a perder espaço desde 2011, quando a Renault trouxe o Duster ao Brasil. De 2015 para cá, apareceram outros rivais como Jeep Renegade e Honda HR-V, que tiraram o EcoSport do trono e, desde então, vem perdendo espaço. Atualmente é o quinto modelo mais vendido da categoria, com 20.980 unidades emplacadas – menos da metade que as 44.024 unidades do Renegade, líder do segmento.
A próxima geração do EcoSport está em desenvolvimento. De acordo com a imprensa indiana, o projeto do SUV compacto já começou, feito em parceria com a Mahindra e que pode aparecer na forma de conceito em 2020. Ele resolveria muitas das críticas do modelo atual, como o estepe pendurado no porta-malas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford EcoSport terá nova geração na Europa com projeto cancelado no Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
A volta do EcoSport? Ford registra patente de SUV misterioso
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Ford EcoSport com 6 rodas está à venda por R$ 73.000 na internet
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
Acabou! Ford EcoSport dá adeus com última unidade produzida na Índia