Depois de ganhar espaço em segmentos mais altos, como super-esportivos, sedãs de luxo e SUVs premium, a eletrificação começa a ser pensada também para o mercado de veículos pequenos. Prova disso são os planos da Kia em relação ao desenvolvimento de uma variante 100% elétrica do sub-compacto Picanto. A ideia foi adiantada recentemente pelo diretor de operações da marca na Europa, Emilio Herrera, que confessou ser inevitável ficar de fora dessa categoria. "Mais cedo ou mais tarde, teremos que fazer isso", disse. Há, no entanto, um grande desafio a ser vencido: a questão dos custos, que inclui a viabilidade financeira do projeto e a consequente geração de lucros.
Atualmente, o Picanto equipado com motor a gasolina custa a partir de 10.290 euros na Alemanha, mas pode chegar a 17.000 euros nas versões topo de linha. Para se tornar viável, uma variante totalmente elétrica teria de ter preço nessa faixa mais alta, ou seja, entre 16.000 ou 17.000 euros. No entanto, se fosse lançado hoje, o carro não custaria menos que 20.000 euros - o que comprova o desafio existente em termos de redução de custos. Uma saída seria buscar sinergias com a co-irmã Hyundai para compartilhar as despesas do projeto, tendo em vista um eventual interesse desta em lançar uma versão EV do i10 (equivalente ao Picanto). Porém, nada foi definido até o momento.
Especialistas questionam se valeria a pena tamanho esforço, tendo vista os desafios a serem superado, mas Herrera explica: "carros pequenos são muito importantes na Europa. Em países como a Itália, eles respondem por 50% do mercado, então acho que teremos que ter um compacto movido a bateria". O objetivo da Kia é ter um carro elétrico em quase todos os segmentos principais, segundo o executivo. Atualmente, a gama EV da marca no país é composta pelos elétricos Soul e Niro, que junto deverão emplacar até o final do ano em todo o mercado europeu algo em torno de 20.000 unidades. Para 2020, a expectativa é dobrar esse volume.
Com o Picanto EV, a Kia enfrentará em especial a futura gama de veículos elétricos compactos do grupo Volkswagen. A nova família está sendo desenvolvida pela Seat e deverá originar equivalentes elétricos para os atuais VW Up!, Seat Mii e Skoda Citigo. Todos custarão menos de 20.000 euros, exatamente a mesma faixa de preço que a Kia quer atingir. A Renault também tem interesse em entregar na briga e afirmou recentemente que lançará um modelo elétrico de menos de 10.000 euros dentro de 5 anos. Herrera, porém, acha muito surrealista a meta da rival. "Acho que é uma afirmação muito ousada. Eu vejo isso muito desafiador e não muito realista", alfinetou.
Fonte: Automotive News Europe
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