A linha de SUVs e crossovers da Kia está cada vez mais confusa. Enquanto o resto do mundo receberá o Seltos, a Europa terá um modelo inédito, desenvolvido especialmente para entrar no segmento de entrada como um rival do Volkswagen T-Cross. De acordo com a revista Autocar, ele será baseado no hatch Rio, inclusive pode ser batizado como Xrio.

Galeria: Kia Rio 2018

Se ele será feito mesmo ou não dependerá das vendas do Xceed, crossover baseado no hatch Ceed que acaba de chegar à Europa. “O que estamos olhando é seu o mercado irá se dividir entre segmentos altos e baixos para os SUVs e crossover, e se precisaremos de cinco modelos ao invés de quatro – e se algum deles precisará ser elétrico”, explica David Labrosse, chefe de planejamento de produtos da Kia Europa.

Este novo produto seguiria a fórmula do Xceed, até mesmo no nome, sendo batizado como Xrio. Ele seria menor do que o Stonic, que mede 4,14 metros, ficando mais próximo dos 4,10 m do Volkswagen T-Cross europeu – lembrando que ele usa o entre-eixos do Polo, ao invés das medidas do Virtus como o modelo brasileiro.

O Xrio encontraria seu espaço na linha da Kia junto com a mudança de geração do Stonic, prevista para 2023. O Stonic deve crescer e perder um pouco do jeitão de hatch, diferenciando-se do Xrio com um acabamento melhor, mais espaço e equipamentos. “Nada está decidido, mas é uma decisão que estamos discutindo”, diz Emilio Herrera, COO da Kia Europa.

Galeria: Kia Seltos 2020

Já no Brasil, o Grupo Gandini, importador oficial da Kia no Brasil, confirmou a chegada do Seltos, modelo global que tem porte semelhante ao Hyundai Creta. O lançamento é esperado somente para 2020, ainda sem data, preços ou motorizações definidas.

Fonte: Autocar

Envie seu flagra! flagra@motor1.com