Embora tenhamos perdido o fôlego ao conhecer a perua Audi RS6 Avant, a marca alemã não nos dá descanso e continua a mostrar modelos da linha esportiva RS. Desta vez conhecemos o Audi RS7 Sportback, que transforma o modelo familiar em uma verdadeira máquina de devorar curvas.
Antes de falar de sua potência, temos que destacar que o gran turismo alemão supera a barreira de 5 metros de comprimento e também mostra uma largura enorme, de 1,95 metros. As únicas peças compartilhadas com o A7 normal são o capô, teto, portas dianteiras e tampa do porta-malas.
Galeria: Audi RS 7 Sportback 2019
Como era de se esperar, a segunda geração do RS7 Sportback estará presente no Salão de Frankfurt, mostrando seu motor 4.0 V8 TFSI biturbo de 600 cv e torque máximo de 81,5 kgfm, entregue entre 2.100 e 4.500 rpm.
Associado a este motor está a transmissão automática Tiptronic com conversor de torque, com 8 marchas e Launch Control, despejando a força para as quatro rodas pelo sistema Quattro de tração integral. O diferencial centro do tipo Torsen distribui o torque em uma proporção 40:60 em condições normais de aderência.
Quando o carro enfrentar uma condição mais difícil de aderência, o torque pode passar a 70% na dianteira ou até 85% na traseira. Além disso, conta com diferencial traseiro autoblocante e sistema de esterçamento das quatro rodas.
Toda esta tecnologia é combinada com um sistema híbrido-leve de 48V e desativação de cilindros, capz de mover o veículo apenas com um pouco da força elétrica em velocidades entre 55 km/h e 160 km/h. Tudo para reduzir o consumo e a emissão de poluentes...
Os benefícios são semelhantes aos vistos na RS6 Avant. Ou seja, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. A Audi irá oferecer alguns pacotes opcionais que aumentam o limite para 280 km/h e 305 km/h, respectivamente. E isso em um carro que pesa 2.065 kg.
De série, o Audi RS7 Sportback 2019 adota uma suspensão pneumática com amortecedores adaptativos. Em seu modo normal, o RS7 fica 10 milímetros mais baixo do que o A7 Sportback e, quando estiver a 120 km/h, desce mais 10 mm.
Assim como os demais carros da Audi, o RS7 Sportback conta com controle dinâmico de condução Audi Drive Select, com seis modos: Confort, Auto, Dynamic, Efficiency, RS1 e RS2. Os dois últimos são configuráveis e são selecionados pelo botão RS MODE no volante.
O conjunto de freios usa discos perfurados e ventilados de 420 mm na frente e 370 mm na traseira. Para aqueles que pretendem acelerar bastante com o RS7, a Audi oferece discos de 440 mm e 370 mm de carbono-cerâmica.
O cliente pode, por um custo adicional, colocar três bancos traseiros. O porta-malas tem espaço para 535 litros, subindo para 1.390 litros com os assentos rebatidos. Terá abertura elétrica de série e pode receber sistema de abertura por sensores como opcional. Pode ser equipado com rodas de liga leve de 21 ou 22 polegadas.
No interior, a tela RS Monitor se destaca, exibindo várias informações como força G, pressão do turbo e tempo de volta. O motorista recebe um aviso luminoso para trocar de marchas quando o motor estiver perto do limite dos giros.
As vendas do Audi RS7 Sportback 2019 começarão no 1º trimestre de 2020 na Europa, ainda sem preços divulgados. Como a Audi tem o costume de trazer todos os modelos ao Brasil, espere por um lançamento em 2021, com uma possível estreia no Salão de São Paulo do ano que vem.