Há um disputa para ver quem irá lançar a primeira picape totalmente elétrica. Há iniciativas como da fabricante Rivian, que apresentou o conceito R1T, enquanto empresas como Chevrolet, Ford e Tesla trabalham em modelos próprios. Porém, a Nissan ultrapassou todas elas e apresenta a Rich 6 EV, feita em parceria com a Dongfeng para o mercado chinês e que tem cerca de 403 km de autonomia.
A Dongfeng Rich 6 EV é uma picape baseada na Nissan Frontier, usando a mesma plataforma. Tanto é que sofre do mesmo mal que a Renault Alaskan, mostrando um design idêntico ao do modelo japonês nas laterais e traseira, mudando somente a parte da frente. A Dongfeng retirou o motor a gasolina e colocou um elétrico de 168 cv e 42,8 kgfm.
Embora a arquitetura seja compartilhada com a Frontier, suas medidas são ligeiramente diferentes. A Rich 6 EV tem 5,29 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,79 m de altura e 3,05 m de entre-eixos. Em comparação, a picape da Nissan mede 5,26 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,82 m de altura e 3,15 m de entre-eixos.
Conta com um conjunto de baterias de 68 kWh, posicionado embaixo do assoalho da caçamba. Isso fez com que a capacidade de carga da picape fosse reduzida de 1 tonelada para 490 kg. Tem autonomia estimada em 403 km, com velocidade máxima limitada a 110 km/h. A Dongfeng ainda diz que precisa de 45 minutos para recarregar 80% da carga usando uma estação rápida.
Embora já tenha sido apresentada oficialmente, a Dongfeng Rich 6 EV ainda não tem preço confirmado. Segundo o site CarNewsChina.com, a estimativa é que seja vendida por 130 mil yuan, já com os subsídios do governo para modelos elétricos, o que é aproximadamente R$ 71,1 mil. A Nissan não comenta se irá usar a tecnologia para vender uma Frontier elétrica em outros mercados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Dados nos EUA provam: preço é o que impede adoção em massa de elétricos