A Volkswagen está finalizando os últimos detalhes do novo Golf, com estreia marcada para outubro. Como tudo parece estar resolvido, a fabricante começa a testar a versão esportiva Golf GTI, que aparece nas ruas pela primeira vez. À primeira vista, até parece ser só mais uma unidade do hatch médio, mas basta olhar um pouco para os detalhes para notar que há algumas diferenças.
Esta unidade de testes do Golf GTI conta com rodas maiores e mais largas, saias laterais maiores, saída dupla de escapamento e entradas de ar maiores do que os outros carros de teste que vimos do Golf normal. Cereja do bolo: o GTI também é mais largo do que a versão convencional. No entanto, embora estes detalhes no design ajudem a deixar o Golf GTI diferente, ele não mudará tanto assim em comparação ao modelo atual.
A Volkswagen escolheu não mudar muito a fórmula do carro mais vendido da Europa. Foram 445.754 unidades emplacadas em 2018, algo impressionante considerando que é um carro lançado em 2012. Os números de vendas são um dos motivos pelos quais a VW não quer alterar o design drasticamente. Ao invés disso, terá atualizações nas linhas tanto por fora quanto por dentro, além de novas tecnologias e motorizações para manter o Golf na liderança também nesta nova geração.
Detalhes sobre o novo Golf ainda são escassos, ainda mais no caso do GTI. Rumores dizem que manterá o motor 2.0 TSI, mas preparado para alcançar os 300 cv, o que seria um salto considerável em comparação aos 230 cv do modelo atual. E ainda existirá o Golf R, com potência próxima dos 400 cv.
A nova geração do Volkswagen Golf será apresentada em outubro, após o Salão de Frankfurt (Alemanha), em sua versão normal, chegando às lojas europeias ainda em 2019. Já o Golf GTI foi prometido para 2020, ainda sem data exata de estreia. Na melhor da hipóteses, poderia ser a novidade da marca para o Salão de Genebra (Suíça), em março.
Fotos: CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW diz que o futuro GTI elétrico será 'mais divertido'
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito