Levou apenas oito meses para que a nova geração do Range Rover Evoque chegasse ao Brasil. A marca começará a vendê-lo oficialmente em julho, após um tempo no configurador no site da marca sem valores. Num primeiro momento, estará disponível somente na versão R-Drynmic HSE, por R$ 312.900, equipada com o motor 2.0 turbo com sistema híbrido-leve de 48V e 300 cv. As demais configurações, assim como o motor 2.0 turbo flex dos modelos de entrada, chegarão no final do ano.
A segunda geração do Range Rover Evoque é a primeira a adotar a plataforma Premium Transverse Architecture (PTA), feita para aceitar motorizações eletrificadas e que, no futuro, será usada também nos novos Discovery Sport e Jaguar E-Pace. O Evoque chega com entre-eixos 2 cm mais longo, chegando a 2,681 metros. Mede 4,371 m de comprimento, 1,996 m de largura e 1,649 m de altura. As novas medidas fizeram com que a capacidade do porta-malas aumentasse para 610 litros, quando ocupado até o teto.
Como esperado, o Velar trouxe o design que será a base para os carros da Land Rover. Isso fez com que o novo Evoque virasse um “mini-Velar”, com faróis finos que acompanham a grade frontal, algo repetido nas lanternas traseiras. Traz até as maçanetas retráteis, que se escondem na carroceria. O interior repete o estilo, usando três telas. Uma é dedicada a controlar o ar-condicionado, enquanto o painel de instrumentos utiliza o segundo display de 12,3” e, por fim, há uma tela de 10” para a central multimídia.
A versão de lançamento do Evoque no Brasil será a R-Dynamic HSE. Conta com faróis de LED, teto solar panorâmico, retrovisores externos com aquecimento, ar-condicionado de duas zonas com sensor de qualidade de ar, rodas de 18 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, freio de estacionamento elétrico, multimídia Touch Pro de 10 polegadas, câmera de ré, piloto automático, assistentes de mudança de faixa, sensor de fadiga, controles de tração e estabilidade, e 6 airbags.
Terá como opcional o pacote Brasil, que adiciona volante com ajuste elétrico, pintura metálica e pacote Black, com detalhes na carroceria em preto brilhante. Com ele, o Evoque passa a custar R$ 322.300. É equipado com o 2.0 turbo a gasolina de 300 cv a 5.500 rpm e 40,7 kgfm entre 1.600 e 4.500 rpm, o único da gama a usar o sistema híbrido-leve de 48V. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e tem velocidade máxima de 242 km/h. Utiliza uma transmissão automática de 9 marchas e tração integral.
No final do ano será a vez das demais versões, adicionando o motor 2.0 turbo flex de 249 cv a 5.500 rpm e 37,2 kgfm de torque entre 1.400 e 4.500 rpm, que leva o SUV aos 100 km/h em 7,5 segundos e à velocidade máxima limitada de 230 km/h. Na Europa, o Evoque ainda conta com o 2.0 turbodiesel de 180 cv a 4.000 rpm e 43,8 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm, que a marca diz que não será vendido no Brasil.
Com reportagem e fotos de Leonardo Fortunatti
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