Oito anos de carreira é muito para um automóvel. Mesmo que esse automóvel seja o Range Rover Evoque, o SUV compacto de luxo mais famoso do mercado. Lançado em 2011, ele se tornou o best seller da marca inglesa, que neste período vendeu mais de 770.000 exemplares mundo afora, muitos desses para quem nunca teve um Range Rover.
Dito isso, como atualizar o Evoque? A resposta é simples: siga a tendência do mercado. Coloque um motor híbrido, tecnologias alinhadas com o tempo e renove suas linhas impactantes.
Como é por fora?
À primeira vista, o novo Evoque parece ser idêntico ao da primeira geração. Não há como se chatear com um modelo tão bem-sucedido e apreciado, então funciona bem manter a estratégia. Os faróis são mais finos, há uma nova linha de cintura abaixo dos retrovisores e as lanternas estão com uma mascara escura, agora atravessando a traseira como nos Porsche.
A inspiração visual vem do Range Rover Velar e, como nele, as maçanetas são retráteis e destacam a carroceria de cinco portas, a única disponível no novo Evoque (o antigo tinha a opção cupê e conversível de duas portas). O Evoque empresta do Velar também as linhas limpas da carroceria, o que torna esta segunda geração ainda mais refinada e luxuosa.
O conjunto mecânico também é novo, não mais de origem Ford (como a antiga geração antes dos motores Ingenium) e a carroceria é feita em alumínio e aço, embora o uso de materiais leves não dê grande resultado final na balança. O Evoque com motor 2.0 diesel e tração integral (de série) pesa 1.930 kg, bastante para um carro de 4,37 metros, que mesmo nas versões mais leves a gasolina pesa cerca de 1.700 kg.
Este peso elevado é sentido quando se guia mais rápido e particularmente em pisos escorregadios, mesmo que a eletrônica dê uma mão para tornar a direção sempre fácil e pouco exigente.
Como é por dentro?
As novidades mais marcantes estão no interior, onde a Land Rover trabalhou para agradar não apenas aos olhos. O novo SUV ganhou 2 cm de entre-eixos, o suficiente para tornar a área traseira mais acolhedora. Até mesmo o porta-malas cresceu (tem 591 litros com os bancos levantados) e se tornou mais explorável. Não muda na profundidade, mas o espaço sob a cobertura aumentou 4 cm e cresceu 2 cm na largura. No entanto, falta um segundo espaço abaixo do piso, ocupado pelo estepe. Em suma, o Evoque não muda muito, mas se torna um carro mais espaçoso e habitável.
A segunda geração do Evoque é completamente inédita no habitáculo, que agora se desenvolve muito mais horizontalmente e parece muito mais tecnológico, como foi visto no Velar. No interior são três telas, uma de 12,3" para os instrumentos e duas de 10" no console, uma acima da outra, sendo uma para o sistema multimídia e a outra para a climatização.
Apenas a tela de 10" do sistema multimídia é um item de série, sendo que as outras duas são opcionais. Apreciamos que o controle da temperatura é feito por dois comandos giratórios para que o motorista possa fazer o ajuste sem tirar os olhos da estrada (uma vantagem para a segurança).
Falando em comando giratório, o câmbio voltou a usar uma alavanca. Ela permitiu mais espaço para objetos, como um smartphone, mas que infelizmente não pode ser carregado por indução (nem como opcional).
Ao volante
As dimensões compactas do Evoque o tornam bastante admirável na cidade, mesmo com a largura generosa (1,90 m) e o peso elevado. No entanto, o motor turbodiesel 2.0 de 240 cv tem torque de sobra, bastando apertar o acelerador para esquecer o tamanho e a gordura extra.
A linha do Evoque 2020 foi reforçada com os renovados motores a gasolina e diesel, todos 2.0 ligados ao câmbio automático de 9 marchas da ZF (caixa manual está prevista apenas para o diesel de 150 cv). Há também um sistema híbrido leve.
Esse híbrido desfruta de uma rede elétrica suplementar de 48 volts, que não alimenta a parte de bordo como instrumentos e multimídia (para estes ainda há o 12 volts), mas coloca em funcionamento um pequeno motor elétrico de 15 cv que está conectado ao virabrequim do motor.
Em velocidades baixas, ele é girado pelas rodas e gera corrente que abastece uma bateria de 0,2 kWh, e ajuda o motor 2.0 em acelerações mais fortes. Além disso, o Evoque consegue se enquadrar como um híbrido e conseguir vantagens fiscais em diversos países.
Conforto
A suspensão de controle eletrônico Adaptive Dynamics enfatiza a vocação do Evoque, voltado ao conforto. Ela absorve melhor e melhora a precisão da direção em curvas.
Curiosidade
Como uma alternativa aos bancos em couro tradicionais, é possível pedir o revestimento "alternativo", que usa tecidos de eucalipto ou semelhantes ao veludo, obtidos com 53 garrafas de plástico recicladas.
Quanto custa?
O preço inicial do novo Evoque é de 39.250 euros e se refere à versão com motor 2.0 diesel de 150 cv, câmbio manual e tração dianteira (será vendida a partir de junho). De série traz faróis de LEDs, maçanetas retráteis, sensor de chuva, rodas de 17", ar-condicionado de duas zonas e a central de 10", enquanto a versão R-Dynamic (41.750 euros) adiciona visual exportivo no exterior, pedaleiras em alumínio, detalhes cromados e volante em couro.
Entre os opcionais imperdíveis está o novo sistema ClearSight Ground View, que utiliza câmeras na grade dianteira e nos retrovisores para perceber o tamanho da carroceria, o que dá uma bela ajuda em estacionamentos e para não ralar as rodas na calçada.
Já esperado no Brasil, o novo Evoque 2020 deverá chegar ao nosso mercado no segundo semestre, inicialmente como importado.
Ficha Técnica - Land Rover Range Rover Evoque P300 2020
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.997 cm3, duplo comando com variador na admissão e escape, injeção direta, turbo, gasolina + elétrico |
POTÊNCIA/TORQUE | 300 cv a 5.500 rpm; 40,8 kgfm de 1.500 a 4.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 9 marchas, tração integral |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e multibraços na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 20" com pneus 235/50 R20 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.925 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.371 mm, largura 1.904 mm, altura 1.649 mm, entre-eixos 2.681 mm |
CAPACIDADES | porta-malas 591 litros, tanque 67 litros |