Latin NCAP: Toyota RAV4 gabarita e Renault Kangoo fica na média
Recém-lançado no Brasil, SUV japonês alcançou nota máxima de 5 estrelas para crianças e adultos
Principal órgão avaliador da segurança viária na América Latina, o Latin NCAP divulga nesta quinta-feira (23) os resultados da chamada fase 10 da tradicional bateria de testes da instituição.
Desta vez, foram submetidos às provas de impacto as novas gerações dos modelos Toyota RAV4 e Renault Kangoo, com resultados bastante diferentes entre si. Enquanto o SUV japonês (recém-lançado no Brasil) gabaritou a avaliação ao alcançar a nota máxima de 5 estrelas tanto para adultos quanto para crianças, o multiuso francês teve desempenho mediano com 3 estrelas na proteção para ocupantes adultos e 4 para crianças.
Galeria: Latin NCAP - Toyota RAV4 e Renault Kangoo
Produzido no Japão, o RAV4 testado tinha 7 airbags, Isofix, aviso de cinto de segurança, controles eletrônicos de tração e estabilidade e demais itens básicos de segurança. No relatório, o Latin NCAP destaca que a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa, assim como áreas sensíveis como peito, joelhos, tíbias e pés. No geral, a estrutura do habitáculo foi considerada estável. Na sequência, as provas de impacto lateral comprovaram boa proteção à cabeça, tórax, abdômen e pelve. O ESP (controle de estabilidade) também foi testado e mostrou comportamento adequado.
Fabricado na Argentina, o Kangoo testado tinha apenas 2 airbags, além de ESP e Isofix. Nas provas impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa. No entanto, o peito do motorista recebeu proteção marginal, assim como os joelhos (neste caso porque podem impactar contra estruturas perigosas atrás do painel). A área dos pés foi considerada instável, tendo em vista o risco de intrusão. Nas provas de impacto lateral, a proteção à cabeça, abdômen e pelve foi boa, porém, pobre para o peito. Testes de impacto lateral de poste não foram realizados porque o veículo não proporciona proteção para impactos laterais. Por fim, o ESP teve comportamento adequado.
Fonte: Latin NCAP
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