Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Ford nos últimos anos, o Bronco de nova geração é também um dos mais sigilosos. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam o modelo sendo testado de forma bastante disfarçada usando como base uma versão encurtada da carroceria da Ranger. A mula não adianta nenhuma detalhe a respeito do visual, mas nos dá pistas sobre questões importantes como dimensões, distância entre-eixos e altura em relação ao solo, além das medidas dos pneus (BF Goodrich calçados por rodas de 17 polegadas) e especificações da suspensão (carroceria sobre chassi e acerto voltado para o off-road).
O flagra revela apenas a carroceria de duas portas, mas já é certo que o projeto também inclui o desenvolvimento de uma variante alongada, com quarto portas. Nada mais estratégico para a Ford do que oferecer as duas opções, tendo em vista que o Jeep Wrangler (oferecido em ambas as configurações) será o principal rival do Bronco. Além disso, o modelo será semelhante ao Wrangler no sentido de facilitar a remoção completa de algumas peças, especialmente teto e portas, que poderão ser armazenadas na área de carga traseira. O recurso é bastante usado por adeptos de off-road pesado e aventuras ao ar livre.
Já é certo também que o utilitário fará uso de um inédito câmbio manual de 7 marchas, cujo desenvolvimento está sendo tocado pela Getrag. A oferta é bastante inusitada levando-se em conta o mercado atual, onde apenas os esportivos Porsche 911 e Corvette são ofertados com caixas do tipo. No Bronco, a novidade será mais um apelo para marcar o retorno ao mercado, além de uma vantagem sobre o Wrangler (que tem câmbio manual de "apenas" 6 marchas). De todo modo, esta não será a única opção de transmissão e muito menos a mais procurada - uma caixa automática de 10 marchas também estará disponível e certamente será a opção mais popular.
A gama de motores será formada pelos propulsores 2.7 V6 e 3.5 V6 da família EcoBoost, com potência na casa dos 300 cv. O lançamento é aguardado para o ano que vem e virá acompanhado de um modelo menor, chamado por enquanto de "baby Bronco", que surgirá como uma opção mais off-road ao Escape e poderá se chamar Maverick.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões Ford Bronco V6 Wildtrak: bruto, mas refinado
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ford Bronco Wildtrak é lançado na Argentina com motor V6 biturbo de 334 cv
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Ford confirma que lançará novas versões da Maverick e do Bronco
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Ford Mustang chega aos 800 cv com kit oficial apresentado no SEMA