A Ford aproveitou sua conferência de divulgação do desempenho da empresa no 1º trimestre para mostrar qual será sua estratégia de lançamentos para 2019 – incluindo a América do Sul. Na apresentação, a fabricante mostrou a picape Ranger reestilizada, a van Transit 2T e os SUVs Edge, Explorer e Escape/Kuga como os modelos que serão vendidos na região, sem confirmar qual chegará a qual mercado.

Vamos falar primeiro do que já sabemos. A Ford já lançou o Edge renovado no Brasil, vendido na versão esportiva Edge ST. Era um dos únicos dois veículos que estavam confirmados pela fabricante. O segundo modelo é a Ford Ranger. A marca fez mistério sobre a reestilização, mas havia dito que irá lançar a edição especial Storm, mostrada no Salão do Automóvel. A picape renovada já apareceu em testes na Argentina, sem camuflagem e com uma unidade feita lá mesmo. Ou seja, virá para cá, uma vez que a Ranger vendida aqui é argentina.

O Ford Explorer é um dos modelos que deve ficar restrito a outros países da região, como Chile, onde a geração anterior já é vendida. O mesmo deve acontecer com a van Transit 2T, que deixou de ser vendida no Brasil em 2014. A Transit recebeu uma versão híbrida e ainda terá uma elétrica, que chega em 2021 na Europa.

Galeria: Ford Escape 2020

Por fim, o último dos cinco modelos confirmados na apresentação é o Ford Escape, também conhecido como Kuga na Europa. O SUV do Focus foi apresentado no início do ano e fontes ligadas à marca disseram ao Motor1.com que ele está em estudos para o Brasil. Será uma das grandes apostas da empresa no mercado global de crossovers, com variantes híbridas normal e plug-in.

Galeria: Ford Territory

Curiosamente, o SUV Territory foi marcado como um modelo para a China – ao menos em 2019. Para quem não se lembra dele, é o modelo que a fabricante mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, como resposta ao Jeep Compass. Trata-se de um modelo chinês, o JMC Yusheng S330, com o logo da fabricante, que usa um motor 1.5 turbo de 163 cv da Mitsubishi. Como é uma apresentação com os lançamentos deste ano, o crossover deve desembarcar no Brasil apenas em 2020.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com