Segundo maior mercado da América Latina, o México vive um momento turbulento nas vendas de veículos novos. Com 117.122 unidades registradas em março, o mercado local recuou 1,5% em relação ao mesmo período de 2018. Nos últimos 23 meses, esta foi a 22ª vez com números negativos – a exceção foi janeiro.
Líder com quase 22% de participação de mercado, a Nissan (25.434) perdeu mais de 10% de seus compradores. Chevrolet (17.537) e Volkswagen (11.533), rivais mais próximas, também recuaram acima dos 10%. Ausente do mercado brasileiro, a japonesa Mazda (6.031) foi o destaque do período, com crescimento de 45,8%.
Com nova geração recém-apresentada nos EUA, o atual Nissan Versa (7.791) liderou confortavelmente o ranking, com vantagem superior a 1,8 mil unidades sobre dois modelos da Chevrolet, o Aveo (6.149) – este com crescimento superior a 20% - e o Beat (6.051). Mostrando a força no mercado mexicano, a Nissan ainda emplacou a picape NP300 (5.662) e o March (5.139) no top 5.
Prometido para o Brasil, o Kia Rio (3.005) foi o sétimo. Na briga pelo oitavo lugar, o “velho” Nissan Sentra (2.574) levou a melhor sobre o novo VW Jetta (2.456). Com 1.853 emplacamentos, o Honda HR-V se aproximou do top 10. Agora com produção local, o Kia Forte – ou Cerato, como chamado em mercados como o nosso – cresceu mais de 20% e assegurou a 14ª posição.
POS. |
MODELO |
MAR. 19 |
MAR. 18 |
% VAR. 2019/2018 |
% MERCADO |
1 |
NISSAN VERSA |
7.791 |
7.920 |
-1,6% |
6,7% |
2 |
CHEVROLET AVEO |
6.149 |
5.197 |
18,3% |
5,3% |
3 |
CHEVROLET BEAT |
6.051 |
6.992 |
-13,5% |
5,2% |
4 |
NISSAN NP300 |
5.662 |
6.562 |
-13,7% |
4,8% |
5 |
NISSAN MARCH |
5.139 |
5.108 |
0,6% |
4,4% |
6 |
VW VENTO |
4.165 |
3.991 |
4,4% |
3,6% |
7 |
KIA RIO |
3.005 |
2.567 |
17,1% |
2,6% |
8 |
NISSAN SENTRA |
2.574 |
3.320 |
-22,5% |
2,2% |
9 |
VW JETTA |
2.456 |
3.716 |
-33,9% |
2,1% |
10 |
HONDA CR-V |
1.974 |
2.270 |
-13,0% |
1,7% |
11 |
MAZDA CX-5 |
1.949 |
894 |
118,0% |
1,7% |
12 |
HONDA HR-V |
1.853 |
1.632 |
13,5% |
1,6% |
13 |
FORD FIGO |
1.758 |
1.797 |
-2,2% |
1,5% |
14 |
KIA FORTE |
1.636 |
1.352 |
21,0% |
1,4% |
15 |
MAZDA3 |
1.559 |
1.696 |
-8,1% |
1,3% |
16 |
NISSAN KICKS |
1.551 |
1.880 |
-17,5% |
1,3% |
17 |
TOYOTA HIACE |
1.545 |
631 |
144,8% |
1,3% |
18 |
MAZDA CX-3 |
1.500 |
905 |
65,7% |
1,3% |
19 |
KIA SPORTAGE |
1.350 |
1.831 |
-26,3% |
1,2% |
20 |
TOYOTA RAV4 |
1.348 |
513 |
162,8% |
1,2% |
21 |
CHEVROLET TRAX |
1.335 |
1.186 |
12,6% |
1,1% |
22 |
FORD F-SERIES |
1.314 |
1.099 |
19,6% |
1,1% |
23 |
CHEVROLET CAVALIER |
1.228 |
1.637 |
-25,0% |
1,0% |
24 |
KIA SOUL |
1.227 |
726 |
69,0% |
1,0% |
25 |
NISSAN X-TRAIL |
1.225 |
1.592 |
-23,1% |
1,0% |
26 |
TOYOTA HILUX |
1.191 |
1.347 |
-11,6% |
1,0% |
27 |
HONDA CITY |
1.166 |
1.200 |
-2,8% |
1,0% |
28 |
VW TIGUAN |
1.141 |
1.196 |
-4,6% |
1,0% |
29 |
CHEVROLET SPARK |
1.045 |
752 |
39,0% |
0,9% |
30 |
HYUNDAI GRAND I10 |
1.038 |
871 |
19,2% |
0,9% |
POS. |
MARCA |
MAR. 19 |
MAR. 18 |
% VAR. 2019/2018 |
% MERCADO |
1 |
NISSAN |
25.434 |
28.463 |
-10,6% |
21,7% |
2 |
CHEVROLET |
17.537 |
19.631 |
-10,7% |
15,0% |
3 |
VOLKSWAGEN |
11.533 |
12.947 |
-10,9% |
9,8% |
4 |
TOYOTA |
8.927 |
8.316 |
7,3% |
7,6% |
5 |
KIA |
8.404 |
7.663 |
9,7% |
7,2% |
6 |
HONDA |
7.386 |
7.501 |
-1,5% |
6,3% |
7 |
MAZDA |
6.031 |
4.137 |
45,8% |
5,1% |
8 |
FORD |
5.430 |
5.856 |
-7,3% |
4,6% |
9 |
HYUNDAI |
3.902 |
4.003 |
-2,5% |
3,3% |
10 |
RENAULT |
2.578 |
2.302 |
12,0% |
2,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
117.122 |
118.907 |
-1,5% |
100,0% |
Fontes: Inegi / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela