Segundo maior mercado da América Latina, o México vive um momento turbulento nas vendas de veículos novos. Com 117.122 unidades registradas em março, o mercado local recuou 1,5% em relação ao mesmo período de 2018. Nos últimos 23 meses, esta foi a 22ª vez com números negativos – a exceção foi janeiro.
Líder com quase 22% de participação de mercado, a Nissan (25.434) perdeu mais de 10% de seus compradores. Chevrolet (17.537) e Volkswagen (11.533), rivais mais próximas, também recuaram acima dos 10%. Ausente do mercado brasileiro, a japonesa Mazda (6.031) foi o destaque do período, com crescimento de 45,8%.
Com nova geração recém-apresentada nos EUA, o atual Nissan Versa (7.791) liderou confortavelmente o ranking, com vantagem superior a 1,8 mil unidades sobre dois modelos da Chevrolet, o Aveo (6.149) – este com crescimento superior a 20% - e o Beat (6.051). Mostrando a força no mercado mexicano, a Nissan ainda emplacou a picape NP300 (5.662) e o March (5.139) no top 5.
Prometido para o Brasil, o Kia Rio (3.005) foi o sétimo. Na briga pelo oitavo lugar, o “velho” Nissan Sentra (2.574) levou a melhor sobre o novo VW Jetta (2.456). Com 1.853 emplacamentos, o Honda HR-V se aproximou do top 10. Agora com produção local, o Kia Forte – ou Cerato, como chamado em mercados como o nosso – cresceu mais de 20% e assegurou a 14ª posição.
POS. |
MODELO |
MAR. 19 |
MAR. 18 |
% VAR. 2019/2018 |
% MERCADO |
1 |
NISSAN VERSA |
7.791 |
7.920 |
-1,6% |
6,7% |
2 |
CHEVROLET AVEO |
6.149 |
5.197 |
18,3% |
5,3% |
3 |
CHEVROLET BEAT |
6.051 |
6.992 |
-13,5% |
5,2% |
4 |
NISSAN NP300 |
5.662 |
6.562 |
-13,7% |
4,8% |
5 |
NISSAN MARCH |
5.139 |
5.108 |
0,6% |
4,4% |
6 |
VW VENTO |
4.165 |
3.991 |
4,4% |
3,6% |
7 |
KIA RIO |
3.005 |
2.567 |
17,1% |
2,6% |
8 |
NISSAN SENTRA |
2.574 |
3.320 |
-22,5% |
2,2% |
9 |
VW JETTA |
2.456 |
3.716 |
-33,9% |
2,1% |
10 |
HONDA CR-V |
1.974 |
2.270 |
-13,0% |
1,7% |
11 |
MAZDA CX-5 |
1.949 |
894 |
118,0% |
1,7% |
12 |
HONDA HR-V |
1.853 |
1.632 |
13,5% |
1,6% |
13 |
FORD FIGO |
1.758 |
1.797 |
-2,2% |
1,5% |
14 |
KIA FORTE |
1.636 |
1.352 |
21,0% |
1,4% |
15 |
MAZDA3 |
1.559 |
1.696 |
-8,1% |
1,3% |
16 |
NISSAN KICKS |
1.551 |
1.880 |
-17,5% |
1,3% |
17 |
TOYOTA HIACE |
1.545 |
631 |
144,8% |
1,3% |
18 |
MAZDA CX-3 |
1.500 |
905 |
65,7% |
1,3% |
19 |
KIA SPORTAGE |
1.350 |
1.831 |
-26,3% |
1,2% |
20 |
TOYOTA RAV4 |
1.348 |
513 |
162,8% |
1,2% |
21 |
CHEVROLET TRAX |
1.335 |
1.186 |
12,6% |
1,1% |
22 |
FORD F-SERIES |
1.314 |
1.099 |
19,6% |
1,1% |
23 |
CHEVROLET CAVALIER |
1.228 |
1.637 |
-25,0% |
1,0% |
24 |
KIA SOUL |
1.227 |
726 |
69,0% |
1,0% |
25 |
NISSAN X-TRAIL |
1.225 |
1.592 |
-23,1% |
1,0% |
26 |
TOYOTA HILUX |
1.191 |
1.347 |
-11,6% |
1,0% |
27 |
HONDA CITY |
1.166 |
1.200 |
-2,8% |
1,0% |
28 |
VW TIGUAN |
1.141 |
1.196 |
-4,6% |
1,0% |
29 |
CHEVROLET SPARK |
1.045 |
752 |
39,0% |
0,9% |
30 |
HYUNDAI GRAND I10 |
1.038 |
871 |
19,2% |
0,9% |
POS. |
MARCA |
MAR. 19 |
MAR. 18 |
% VAR. 2019/2018 |
% MERCADO |
1 |
NISSAN |
25.434 |
28.463 |
-10,6% |
21,7% |
2 |
CHEVROLET |
17.537 |
19.631 |
-10,7% |
15,0% |
3 |
VOLKSWAGEN |
11.533 |
12.947 |
-10,9% |
9,8% |
4 |
TOYOTA |
8.927 |
8.316 |
7,3% |
7,6% |
5 |
KIA |
8.404 |
7.663 |
9,7% |
7,2% |
6 |
HONDA |
7.386 |
7.501 |
-1,5% |
6,3% |
7 |
MAZDA |
6.031 |
4.137 |
45,8% |
5,1% |
8 |
FORD |
5.430 |
5.856 |
-7,3% |
4,6% |
9 |
HYUNDAI |
3.902 |
4.003 |
-2,5% |
3,3% |
10 |
RENAULT |
2.578 |
2.302 |
12,0% |
2,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
117.122 |
118.907 |
-1,5% |
100,0% |
Fontes: Inegi / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos