Em março de 2018, ele era apenas um conceito apresentado no Salão de Nova Iorque, o Atlas Cross Sport. Pouco mais de um ano depois, a versão de produção aparece do outro lado do mundo, no Salão de Xangai, já pronto para a produção e com o nome definitivo: Volkswagen Teramont X. 

A primeira ofensiva da marca alemã no segmento de SUV-cupês tem visual bem menos futurista que o conceito apresentado nos Estados Unidos, mas manteve o caimento do teto e as caixas de rodas destacadas. Na dianteira, peças do VW Atlas, de quem deriva. Não há qualquer imagem do interior, mas é de se esperar a mesma arquitetura do SUV de quem se familiariza inclusive com o painel de instrumentos em TFT e, segundo a VW, espaço para cinco pessoas com conforto em bancos individuais. 

VW Teramont X Concept
VW Teramont X Concept

A VW também não abriu as informações sobre a mecânica, mas logos na carroceria denunciam o V6 3.6 a gasolina com 280 cv e o sistema de tração integral 4Motion, mesmo que conhecemos no Brasil com o SUV Tiguan AllSpace 250TSI e da picape Amarok. 

Galeria: VW Teramont X Concept

As vendas na China começam no mês que vem, quando mais informações serão divulgadas. Pelo sucesso deste tipo de carroceria no mundo e com a chegada de novos modelos com a mesma proposta nos próximos anos, não será surpreendente se ele se espalhar pelo mundo (inclusive Brasil), lógico que com detalhes exclusivos para outros mercados. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com