Copa Hyundai HB20 começa neste fim de semana em Campo Grande (MS)

Veja o que muda no carro de competição em relação ao de rua

Copa HB20 Motorsport Copa HB20 Motorsport

Anunciada no fim do ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a mais nova categoria do automobilismo nacional será iniciada no próximo fim de semana (13 e 14) em Campo Grande (MS). A Copa HB20, também chamada de HB20 Motorsport, será composta por oito etapas e já conta com 20 nomes para abertura da temporada.

Os participantes terão a oportunidade de pilotar uma versão preparada do Hyundai HB20 R Spec com potência de 160 cv nas rodas e velocidade máxima de 200 km/h. A ação faz parte de uma iniciativa global da marca para promoção da divisão esportiva N e desenvolvimento de carros por meio do automobilismo.

Segundo a Hyundai, o investimento previsto para a temporada completa, por veículo inscrito, será de R$ 200 mil e já contempla o veículo durante o período do campeonato, gastos com manutenção e preparação para cada etapa; suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; logística do veículo para cada autódromo; estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana. O pacote foi baseado no conceito seat and drive, que permite ao piloto não se preocupar com nada além de "sentar e acelerar".

Todos os veículos foram produzidos em um lote único (total de 26 unidades) na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP), e, posteriormente, preparados por uma equipe chamada H-Racing. A preparação incluiu reforço estrutural no habitáculo do piloto (santo-antônio), cinto de segurança de seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15x6 R Spec. Completam o pacote banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.

A Copa HB20 terá oito etapas e acontecerá sempre aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. No total, a temporada terá 16 provas, sempre com transmissão ao vivo pela BandSports. A primeira etapa acontecerá neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Campo Grande. As próximas serão em Londrina (PR) no dia 02 de junho; Curvelo (MG) em 14 de julho; Santa Cruz do Sul (RS) em 18 de agosto; Tarumã (RS) em 06 de outubro; Curitiba (PR) em 27 de outubro e São Paulo (SP) em 08 de dezembro. Uma etapa adicional para completar o calendário será anunciada posteriormente.

Diferenças técnicas entre HB20 Motorsport e HB20 R Spec de série

 

HB20 Motorsport

HB20 R spec de série

MOTOR

Gamma 1.6l 16V 
DOHC CVVT Flex

TRANSMISSÃO

Manual

Automático

 

 

 

MOTOR

Configuração dos cilindros

4 em linha

Posição do motor

Transversal anterior

Bloco e cabeçote do motor

Alumínio

Diâmetro (mm) X curso dos pistões (mm)

77,0 X 85,4

Cilindrada (cm³)

1.591

Potência máxima (cv @ RPM)

160 (E)
@ 6.200 RPM

128 (E) | 122(G)

@ 6.000 RPM

Torque máximo (m.kgf @ RPM)

17,8 (E)
@ 5.400 RPM

16,5 (E) @ 5.000 RPM

16,0 (G) @ 4.500 RPM

ALIMENTAÇÃO

Comando de válvulas

DOHC CVVT

Comando duplo, variável na admissão

Tipo de alimentação

Eletrônica esportiva –

Injeção ProTune PR4

Eletrônica multiponto sequencial

Combustível

Etanol aditivado

Flex

TRANSMISSÃO

Tração

Dianteira

Número de marchas

6 a frente e 1 a ré

FREIOS

Dianteiro

Disco ventilado

Traseiro

Tambor

PNEUS E RODAS

Pneus

195/50 R15

185/60 R15

Pirelli Cinturato P1 ou

Goodyear Efficent Grip

Rodas

15x6 HB20 R spec

5.5J X 15

Suspensão (dianteira e traseira)

McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira), com amortecedores e molas de competição, calibrados para cada circuito

McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comprimento (mm)

3.920

Largura (mm)

1.680

Altura (mm)

1.405

1.470

Entre eixos (mm)

2.500

Altura livre do solo (mm)

Varia conforme a pista

165

Volume do tanque de combustível (litros)

50

PESO

Peso mínimo em ordem de marcha (kg)

950

1.071

DESEMPENHO

Velocidade máxima (km/h)

~ 200 (E)

190 (E)

186 (G)

Aceleração de 0 a 100 km/h (s)

<10,2 (E)

10,6 (E)

11,0 (G)

SEGURANÇA*

Arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos e extintor de incêndio

 

Equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA.

Não se aplica.

TECNOLOGIA

Sistema de telemetria incorporado

Não se aplica.

Fotos: Divulgação 

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