Esperados no Brasil, novo Evoque e C5 Aircross enfrentam teste de colisão
Inglês recebeu nota máxima, enquanto o francês ficou com quatro estrelas
A segunda geração do Land Rover Range Rover Evoque mal estreou na Europa e já encara o teste de colisão do Euro NCAP, ao lado do Citroën C5 Aircross - os dois SUVs estão confirmados para o Brasil. Ambos não fizeram feio, com o Evoque recebendo a nota máxima de 5 estrelas para proteção, enquanto o modelo da Citroën recebeu 5 estrelas na versão mais completa, caindo para 4 estrelas na menos equipada.
Vamos começar pelo Range Rover Evoque. O Euro NCAP diz que ficou impressionado pela melhora feita na área de proteção aos pedestres e ciclistas, com a adoção de um capô ativo (que se levanta um pouco antes da colisão) e frenagem autônoma de emergência. Em geral, a associação diz que a segunda geração do SUV inglês foi bem em todos os testes.
Galeria: Range Rover Evoque e Citroen C5 Aircross - Crash-test
"Estes resultados mostram que as fabricantes querem e são capazes de atingir níveis mais altos de segurança", comenta Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP. "É especialmente encorajador ver o contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias avançadas como frenagem automática de emergência e assistente de faixa. É uma boa notícia que algumas destas tecnologias básicas de assistência ao motorista finalmente serão obrigatórias a partir de 2022 [na Europa], mas muitas fabricantes já se adiantaram."
Já o segundo modelo testado pelo Euro NCAP foi o novo Citroën C5 Aircross, irmão do Peugeot 3008 e que está confirmado para o Brasil no final deste ano. Recebeu 4 estrelas na proteção geral, subindo para 5 estrelas com os equipamentos de segurança, por contar com frenagem de emergência e detecção de pedestres. A crítica veio pelo resultado na colisão lateral, por conta dos danos na lateral do boneco de testes.
Fonte: Euro NCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Range Rover Evoque reestilizado chega ao Brasil por R$ 471.950
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Teste Range Rover Evoque: Ícone moderno ou apenas mais um SUV premium?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Range Rover Evoque perde telas, mas fica mais moderno com reestilização
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Land Rover Evoque 2022 feito no Brasil estreia por R$ 377.950