Depois de quase dois anos de intensas negociações, o acordo de cooperação tecnológica firmado entre a Toyota e a Suzuki finalmente caminha para sair do papel. Conforme anunciado nesta semana, a parceria terá alcance internacional (chegará tanto a mercados desenvolvidos quanto emergentes) e consiste no compartilhamento de sistema híbridos de propulsão, motores, plataforma e até veículos. "Estamos buscando sucesso internacional e enxergamos progresso nessa parceria, inclusive chegado à regiões como Europa e África, e agradecemos a gentil oferta da Toyota por nos permitir para usar sua tecnologia híbrida", disse o presidente da Suzuki, Osamu Suzuki.
Conforme adiantado pelo executivo, o compartilhamento do sistema híbrido THS da Toyota será o grande foco da parceria. A tecnologia será cedida para uso da Suzuki a nível internacional e beneficiará a marca principalmente em mercados onde este tipo de propulsão está ganhando cada vez mais espaço. A empresa até conta com um sistema parecido, o chamado SHVS, porém com hibridização leve apenas para assistência de partida elétrica. Com o dispositivo da rival, a ideia é dar um passo além e se firmar com maior nível de competitividade diante da concorrência.
Além disso, a Toyota fornecerá para a Suzuki na Europa dois modelos: a perua Corolla Touring Sports e o SUV RAV4. O compartilhamento inclui tanto a plataforma quanto as opções de motorização, havendo apenas alterações no design. Será o famoso rebadge, já praticado por várias outras marcas. Em troca, a Toyota equipará seus carros compactos com os mais recentes motores da Suzuki e terá acesso a dois carros da parceira na Índia e mais dois na África - um deles, segundo rumores, será o SUV compacto Vitara Brezza, que faz enorme sucesso e possibilitará à Toyota finalmente entrar nesse segmento em mercados emergentes.
"Com o nosso novo acordo, esperamos um uso mais amplo de tecnologias híbridas, não apenas na Índia e na Europa, mas também em todo o mundo e, ao mesmo tempo, estamos convencidos do aprofundamento de nossa parceria comercial com a Suzuki. O fornecimento mútuo de veículos e motores para as áreas de desenvolvimento e produção nos ajudará a ganhar a vantagem competitiva que precisamos para sobreviver a uma transformação que ocorre apenas uma vez em um século", disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla TREK é a nova Fielder em versão aventureira
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Toyota prepara Corolla Cross como perua aventureira
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota revela nova geração da perua Corolla Touring Sports
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: Nova Toyota Fielder (perua Corolla) terá versão híbrida