O Audi Q4 e-tron é apresentado no Salão de Genebra 2019, ainda que na forma de protótipo. É o segundo SUV elétrico da empresa, com uma pegada diferente do e-tron. Serve para mostrar o visual e dimensões do Q4 normal de produção, como também adianta a mecânica elétrica da futura variante EV (que ficará para o final de 2020).
Seu design mostra uma inspiração direta em seu irmão maior, o Audi e-tron. Com 4,59 metros de comprimento, ficará posicionado entre o Q3 e o Q5. Como curiosidade, a Audi diz que a pintura da carroceria, chamada Solar Sky, foi pensada para reduzir o aquecimento da cabine, algo positivo para a eficiência do veículo.
O modelo alemão mostra muitos elementos e detalhes estéticos que servirão de base para o futuro Q4 e-tron de produção, incluindo os retrovisores laterais do tipo convencional (ao invés das câmeras como no e-tron). Claro, ele ainda tem algumas coisas de carro conceito, como a falta de maçanetas nas portas ou o uso de rodas de liga leve de 22 polegadas, que parecem pouco úteis na vida real.
Do lado de dentro, encontramos uma evolução do Audi virtual cockpit, o painel digital da empresa; um head-up display com realidade aumentada; e uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas para o sistema multimídia.
Estruturalmente, o SUV alemão utiliza a nova plataforma MEB do Grupo Volkswagen, desenvolvida para carros elétricos e que vimos em outros protótipos como o VW I.D. e o Seat el-Born. Neste caso, ele está com um pacote de baterias de 82 kWh de capacidade, posicionada na parte de baixo da carroceria, entre os eixos.
Segundo os dados da fabricante, o Q4 e-tron tem autonomia de 450 km, seguindo o novo ciclo de testes WLTP. A Audi ainda diz que tem velocidade máxima limitada em 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.
Voltando ao seu tamanho, o conceito elétrico tem 4,59 metros de comprimento, 1,90 m de altura e 1,61 m de altura, com uma distância de entre-eixos de 2,77 m. Além disso, o sistema de tração integral dispensa uma união física, permitindo que a marca utilize melhor o espaço para aumentar o conforto dos passageiros.
O Q4 e-tron é equipado com dois motores elétricos, um de 204 cv e 31,6 kgfm, posicionado no eixo dianteiro, e outro de 102 cv e 15,3 kgfm no eixo traseiro. No total, geram uma potência combinada de 306 cv. Na maioria dos casos, a tração é traseira, utilizando o motor dianteiro quando precisar de mais força ou perceber perda de aderência. Já a bateria tem uma função de carga rápida de 125 kW, permitindo recuperar 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos.
Obs: este post foi atualizado às 15h54 com fotos ao vivo do Salão de Genebra
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi Q4 Sportback e-tron Concept é novidade que aposta no estilo SUV-Coupé
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Audi Q4 finaliza testes antes da estreia no Salão de Frankfurt
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Audi revela novo Q6 Sportback com até 635 km de autonomia
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Flagra mostra a nova Audi RS5 Avant sendo testada em Nürburgring