Honda Civic hatch pode deixar de ser produzido na Europa

SkyNews revela que marca deverá fechar fábrica na Inglaterra por conta do Brexit

Produção de automóveis no Reino Unido Produção de automóveis no Reino Unido

A Honda deverá fechar a fábrica inglesa em Swindon, responsável pela produção do Civic hatchback. De acordo com a rede de notícias SkyNews, a fabricante irá anunciar a decisão nesta terça-feira (19), dando início a um processo para encerrar a produção até 2022 e demitir cerca de 3.500 funcionários. A fabricação do Civic hatch deve ser transferida para o Japão.

O que levou a Honda a tomar esta decisão seria o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. O país caminha para uma situação em que irá deixar o bloco econômico sem um acordo, causando o surgimento de taxas e barreiras comerciais, o que irá elevar os preços. Recentemente, a Ford disse em uma entrevista que também pode encerrar a produção na Inglaterra e que manter-se no país custaria R$ 3,8 bilhões.

Este mesmo discurso é adotado por outras fabricantes, como a Jaguar Land Rover. A falta de um acordo entre Reino Unido e União Europeia caso o Brexit ocorra irá afetar a competitividade dos produtos feitos na Inglaterra. A Honda já revelou que irá interromper a produção em Swindon por seis dias em abril, preparando-se para o Brexit, em um movimento que servirá para ajustar a fábrica para “todas as possíveis consequências causadas pelos problemas de logística e de alfândega.”

Atualmente, o Honda Civic hatchback é produzido somente na Inglaterra, justamente porque a Europa é o maior mercado dos hatches médios. Como a empresa não tem outras fábricas no Velho Continente, terá que mover a do modelo produção para o Japão.

Fonte: BBC

Envie seu flagra! flagra@motor1.com