Chevrolet se posiciona sobre recentes fatos e investimentos no Brasil

Comunicado oficial da GM vem duas semanas após primeiras notícias sobre possível saída do Brasil

Chevrolet Onix Advantage Automatico Chevrolet Onix Advantage Automatico

Duas semanas após as primeiras notícias sobre uma possível saída da Chevrolet da América Latina, a General Motors distribui um comunicado oficial. Leia a seguir: 

Comunicado

Com relação a notícias veiculadas nas mídias, a GM faz o importante esclarecimento a seguir:

  1. A GM está concluindo o plano de investimento de R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019.
  2. A GM está negociando condições de viabilidade para o novo e adicional investimento de R$ 10 bilhões no período de 2020 a 2024.
  3. Caso as negociações tenham sucesso, a GM investiria R$ 23 bilhões entre 2014 e 2024 (R$ 13 bilhões de 2014 a 2019 e R$ 10 bilhões de 2020 a 2024).

O plano de investimento que está sendo concluído, no total de R$ 13 bilhões de 2014 a 2019, contempla:

  1. Renovação completa da linha de produtos Chevrolet
  2. Desenvolvimento de novas tecnologias de eficiência energética dentro do Programa INOVAR Auto. Ressaltando que a GM alcançou neste processo os melhores resultados do programa, com uma média de economia de combustível de 22% na linha, muito superior à média do mercado, que foi de 15,9%.
  3. Novas tecnologias de conectividade incluindo a nova geração do sistema multimídia MyLink e o sistema de telemática OnStar.
  4. Expansões nas fábricas de São Caetano do Sul e de Gravataí.
  5. Ampliação da fábrica de Joinville, que teve a capacidade elevada de 120 mil para 450 mil motores por ano.
  6. Implementação de inovadoras tecnologias de manufatura 4.0 nas fábricas de São Caetano do Sul, Gravataí e Joinville.

Estes investimentos levaram a marca Chevrolet à liderança do mercado, posição que mantém desde outubro de 2015.

"Como líderes de mercado, estamos assumindo a responsabilidade de encarar de frente os desafios de competividade que vive a indústria para viabilizar um futuro sustentável aos nossos negócios e o devido retorno aos acionistas. Continuamos trabalhando com os sindicatos, concessionários, fornecedores e governo com o objetivo de viabilizar este novo e adicional investimento de R$ 10 bilhões nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos", ressalta Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

Ou seja, a GM agora negocia com diversas áreas para garantir uma segunda fase de investimentos no país. Este ano, ainda conheceremos a nova geração da dupla Onix e Prisma e uma nova família de motores e até uma nova plataforma, resultando em uma das maiores renovações da Chevrolet no país nos últimos anos. 

Neste ano ainda, a marca já confirmou a reestilização do Cruze e Cruze Sport6, ambos produzidos na Argentina, inclusive com a tecnologia de internet 4G a bordo. Fatos como esses e a divulgação de 11 lançamentos durante 2019 causaram estranheza após a divulgação de um comunicado interno que, a princípio, foi interpretado como uma possível saída da marca da América Latina. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com