Duas semanas após as primeiras notícias sobre uma possível saída da Chevrolet da América Latina, a General Motors distribui um comunicado oficial. Leia a seguir:
Comunicado
Com relação a notícias veiculadas nas mídias, a GM faz o importante esclarecimento a seguir:
- A GM está concluindo o plano de investimento de R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019.
- A GM está negociando condições de viabilidade para o novo e adicional investimento de R$ 10 bilhões no período de 2020 a 2024.
- Caso as negociações tenham sucesso, a GM investiria R$ 23 bilhões entre 2014 e 2024 (R$ 13 bilhões de 2014 a 2019 e R$ 10 bilhões de 2020 a 2024).
O plano de investimento que está sendo concluído, no total de R$ 13 bilhões de 2014 a 2019, contempla:
- Renovação completa da linha de produtos Chevrolet
- Desenvolvimento de novas tecnologias de eficiência energética dentro do Programa INOVAR Auto. Ressaltando que a GM alcançou neste processo os melhores resultados do programa, com uma média de economia de combustível de 22% na linha, muito superior à média do mercado, que foi de 15,9%.
- Novas tecnologias de conectividade incluindo a nova geração do sistema multimídia MyLink e o sistema de telemática OnStar.
- Expansões nas fábricas de São Caetano do Sul e de Gravataí.
- Ampliação da fábrica de Joinville, que teve a capacidade elevada de 120 mil para 450 mil motores por ano.
- Implementação de inovadoras tecnologias de manufatura 4.0 nas fábricas de São Caetano do Sul, Gravataí e Joinville.
Estes investimentos levaram a marca Chevrolet à liderança do mercado, posição que mantém desde outubro de 2015.
"Como líderes de mercado, estamos assumindo a responsabilidade de encarar de frente os desafios de competividade que vive a indústria para viabilizar um futuro sustentável aos nossos negócios e o devido retorno aos acionistas. Continuamos trabalhando com os sindicatos, concessionários, fornecedores e governo com o objetivo de viabilizar este novo e adicional investimento de R$ 10 bilhões nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos", ressalta Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
Ou seja, a GM agora negocia com diversas áreas para garantir uma segunda fase de investimentos no país. Este ano, ainda conheceremos a nova geração da dupla Onix e Prisma e uma nova família de motores e até uma nova plataforma, resultando em uma das maiores renovações da Chevrolet no país nos últimos anos.
Neste ano ainda, a marca já confirmou a reestilização do Cruze e Cruze Sport6, ambos produzidos na Argentina, inclusive com a tecnologia de internet 4G a bordo. Fatos como esses e a divulgação de 11 lançamentos durante 2019 causaram estranheza após a divulgação de um comunicado interno que, a princípio, foi interpretado como uma possível saída da marca da América Latina.