Em fim de carreira na atual geração, ao menos na Europa, o Golf VII está ganhando uma série especial de "despedida" na Alemanha. Trata-se do GTI TCR 2019, que foi apresentado como conceito meses atrás e agora se torna realidade.
O principal argumento do TCR está nos 290 cv do motor 2.0 TSI retrabalhado, que vem acoplado exclusivamente ao câmbio DSG de dupla embreagem e 7 marchas. No Brasil, o GTI "normal" tem 230 cv e transmissão DSG de 6 posições.
Para lidar com a maior potência, o GTI TCR incorpora um diferencial dianteiro autoblocante com controle eletrônico. O resultado das melhorias se refletem no desempenho: apenas 5,6 segundos de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 250 km/h - que pode passar a 260 km/h com um pacote opcional.
Entre os componentes específicos, o TCR recebe um novo spoiler frontal, difusor traseiro e capas de retrovisor na cor preta. Também são aplicados freios a disco ventilados e perfurados, rodas exclusivas aro 18" (19" como opcional) e faróis Full LED.
Para mostrar que o GTI TCR 2019 se defende perfeitamente nos track days da vida, a VW oferece a possibilidade de o esportivo vir equipado com pneus semi-slick. Outra opção interessante é o pacote com retrovisores de fibra de carbono, teto na cor preta e adesivos laterais.
A cabine também incorpora elementos próprios, como bancos esportivos com revestimento em microfibra e pedaleira de alumínio. Já o volante possui a marca vermelha no ponto central da direção (como nos carros de competição). O quadro de instrumentos é totalmente digital.
Por enquanto à venda apenas na Alemanha, o GTI TCR custa 38.950 euros, o equivalente a cerca de R$ 166 mil.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos